Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3073 |
Resumo: | Analyzes of the impact of interdisciplinary teaching in postgraduate student production, using as sampling the thesis and dissertations of the Program of History of Science, Techniques and Epistemology of the Federal University of Rio de Janeiro. Considering the thematic varieties of the disciplines subject and the different academic formation of the teachers, the objective is to identify which areas are most productive in relation to thesis and dissertations, from 2003 to 2014, in order to demonstrate the interdisciplinarity of the Program. For this analysis we used the Goffman Transition Point formula, Bibliometrics methodology, Research area of Information Science, in order to identify words with semantic content among the analyzed material. The results demonstrate the efficiency of the application of the Law presenting a representative picture of the thematic insertion of the areas of knowledge in T & D and show that the great thematic concentration corresponds to the initial areas that gave rise to the Program and the areas incorporated during the analyzed years are still dispersed throughout the production of thesis and dissertations. |
id |
UFRJ_fb20b171532c54f94c3ee8c76d8be4cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3073 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de JaneiroInterdisciplinaridadeCiência da InformaçãoBibliometriaPonto de Transição de GoffmanComunicação científicaUniversidade Federal do Rio de JaneiroCNPQ::OUTROS::CIENCIASAnalyzes of the impact of interdisciplinary teaching in postgraduate student production, using as sampling the thesis and dissertations of the Program of History of Science, Techniques and Epistemology of the Federal University of Rio de Janeiro. Considering the thematic varieties of the disciplines subject and the different academic formation of the teachers, the objective is to identify which areas are most productive in relation to thesis and dissertations, from 2003 to 2014, in order to demonstrate the interdisciplinarity of the Program. For this analysis we used the Goffman Transition Point formula, Bibliometrics methodology, Research area of Information Science, in order to identify words with semantic content among the analyzed material. The results demonstrate the efficiency of the application of the Law presenting a representative picture of the thematic insertion of the areas of knowledge in T & D and show that the great thematic concentration corresponds to the initial areas that gave rise to the Program and the areas incorporated during the analyzed years are still dispersed throughout the production of thesis and dissertations.Analisa o impacto do ensino interdisciplinar na produção discente da pós-graduação, utilizando como amostragem as teses e dissertações (T&D) apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando as variedades temáticas das disciplinas e a formação dos professores, o objetivo é identificar as áreas que estão mais representadas nas teses e dissertações, no período de 2003 a 2014, visando demonstrar a interdisciplinaridade do Programa. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Bibliometria, área de pesquisa da Ciência da Informação, em particular, a Lei de Zipf e a fórmula do Ponto de Transição (T) de Goffman, de modo a identificar as palavras com conteúdo semântico e proceder ao reconhecimento da interdisciplinaridade. Os resultados comprovam a eficiência da aplicação da Lei apresentando um quadro representativo da inserção temática das áreas do conhecimento nas T&D e demonstram que a grande concentração temática corresponde às áreas iniciais que deram origem ao Programa. Foi observado que novas áreas foram sendo incorporadas ao longo dos anos analisados encontrando-se ainda dispersas no conjunto da produção discente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaInstituto de QuímicaInstituto de MatemáticaInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas ComputacionaisPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e EpistemologiaUFRJDantas, Regina Maria Costahttp://lattes.cnpq.br/1846893867929598Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de2017-10-30T17:35:59Z2023-12-21T03:03:45Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://hdl.handle.net/11422/3073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3073Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de Interdisciplinaridade Ciência da Informação Bibliometria Ponto de Transição de Goffman Comunicação científica Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author |
Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de |
author_facet |
Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas, Regina Maria Costa http://lattes.cnpq.br/1846893867929598 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Paula Maria Abrantes Cotta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ciência da Informação Bibliometria Ponto de Transição de Goffman Comunicação científica Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
topic |
Interdisciplinaridade Ciência da Informação Bibliometria Ponto de Transição de Goffman Comunicação científica Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
Analyzes of the impact of interdisciplinary teaching in postgraduate student production, using as sampling the thesis and dissertations of the Program of History of Science, Techniques and Epistemology of the Federal University of Rio de Janeiro. Considering the thematic varieties of the disciplines subject and the different academic formation of the teachers, the objective is to identify which areas are most productive in relation to thesis and dissertations, from 2003 to 2014, in order to demonstrate the interdisciplinarity of the Program. For this analysis we used the Goffman Transition Point formula, Bibliometrics methodology, Research area of Information Science, in order to identify words with semantic content among the analyzed material. The results demonstrate the efficiency of the application of the Law presenting a representative picture of the thematic insertion of the areas of knowledge in T & D and show that the great thematic concentration corresponds to the initial areas that gave rise to the Program and the areas incorporated during the analyzed years are still dispersed throughout the production of thesis and dissertations. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-30T17:35:59Z 2017-04-10 2023-12-21T03:03:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3073 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto de Química Instituto de Matemática Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Instituto de Química Instituto de Matemática Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963876950016 |