Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16476 |
Resumo: | A preocupação ambiental associada ao uso do diesel oriundo de matéria prima fóssil vem aumentando, bem como os estudos sobre a utilização de combustíveis de origem renovável. Nas últimas décadas, o biodiesel vem surgindo como uma alternativa viável e sustentável para suprir a demanda energética. Em diversos países, inclusive o Brasil, o aumento do teor de biodiesel no diesel comercializado já é uma realidade. Porém, as avaliações do impacto da substituição do diesel pelo biodiesel sobre a atomização dos motores são escassas. Com esse objetivo, foram empregados modelos utilizados pelo setor automotivo, para descrever e analisar as características da atomização dos combustíveis em motores de ciclo diesel common-rail. Os parâmetros analisados foram o diâmetro médio de Sauter, o alcance, o ângulo de cone e o tempo de ruptura do spray de combustível. Para estimar esses parâmetros são necessários propriedades físico-químicas, como massa específica, tensão superficial e viscosidade cinemática, obtidos experimentalmente ou por ajustes disponíveis na literatura para diversos tipos de biodiesel e suas misturas com o diesel. Foram avaliadas misturas de biodiesel de origem vegetal como soja, girassol, algodão e palma e biodiesel de origem animal como de sebo bovino. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o aumento do teor do biodiesel leva a uma diminuição da qualidade de atomização e da eficiência do motor, além de permitir associar as características químicas do biodiesel com os impactos observados. O comportamento obtido para os diferentes tipos de biodiesel indica que as características de atomização são função do grau de insaturação das amostras, sendo as alterações mais acentuadas com a elevação do teor de compostos saturados, onde o biodiesel de sebo bovino apresentou as maiores alterações entre os combustíveis estudados. |
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No. of bitstreams: 1 MONeiva.pdf: 1086206 bytes, checksum: efeeb927d075310c45afa014ce603b05 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23A preocupação ambiental associada ao uso do diesel oriundo de matéria prima fóssil vem aumentando, bem como os estudos sobre a utilização de combustíveis de origem renovável. Nas últimas décadas, o biodiesel vem surgindo como uma alternativa viável e sustentável para suprir a demanda energética. Em diversos países, inclusive o Brasil, o aumento do teor de biodiesel no diesel comercializado já é uma realidade. Porém, as avaliações do impacto da substituição do diesel pelo biodiesel sobre a atomização dos motores são escassas. Com esse objetivo, foram empregados modelos utilizados pelo setor automotivo, para descrever e analisar as características da atomização dos combustíveis em motores de ciclo diesel common-rail. Os parâmetros analisados foram o diâmetro médio de Sauter, o alcance, o ângulo de cone e o tempo de ruptura do spray de combustível. Para estimar esses parâmetros são necessários propriedades físico-químicas, como massa específica, tensão superficial e viscosidade cinemática, obtidos experimentalmente ou por ajustes disponíveis na literatura para diversos tipos de biodiesel e suas misturas com o diesel. Foram avaliadas misturas de biodiesel de origem vegetal como soja, girassol, algodão e palma e biodiesel de origem animal como de sebo bovino. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o aumento do teor do biodiesel leva a uma diminuição da qualidade de atomização e da eficiência do motor, além de permitir associar as características químicas do biodiesel com os impactos observados. 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