Narrativas de performances femininas no rap nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9630 |
Resumo: | Este trabalho analisa as narrativas de performances femininas do rap nacional, usando duas músicas do gênero em questão, assim como os posicionamentos interacionais de participantes de um grupo fechado no Facebook chamado Ol’ Darth Bástarde sobre tais narrativas. Especificamente, foco em como tais mulheres têm se organizado em eventos culturais e de lazer, tanto na periferia quanto em áreas de maior poder aquisitivo, para divulgar seus trabalhos e conhecer outros. A análise das narrativas femininas tem o intuito de estudar que performances estão envolvidas nesses discursos e como são construídas por meio deles. Também analiso os comentários dos internautas, observando como o público recebe a mulher na cena do rap carioca, como as mulheres se colocam e que tipo de questionamentos elas apresentam, e quais os posicionamentos interacionais presentes nos comentários. A base teórica do trabalho orienta-se pelo socioconstrucionismo e narrativas como performances. A análise se baseia nas pistas linguísticas (Wortham, 2001; Moita Lopes, 2006) que orientam os posicionamentos interacionais dos participantes e das mulheres, além da performance produzida por elas em seus discursos nas suas músicas (Pennycook, 2007). Os resultados apontam como as mulheres se contrapõem às narrativas machistas tão comuns no rap e em como alguns internautas ainda discriminam as mulheres na cena do rap nacional. |
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