Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto. |
id |
UFRN_3cdc7aa28580bf771af31c6f03d3263e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20831 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Coutinho, Adriana de Araújohttp://lattes.cnpq.br/1522668054172698http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Rocha, Ana Virginia Lima da SilvaPedrosa, Cleide Emilia Fayehttp://lattes.cnpq.br/0743019098101887Campos, Sulemi Fabianohttp://lattes.cnpq.br/4256675396235128Alves, Maria da Penha Casado2016-06-29T20:43:35Z2016-06-29T20:43:35Z2015-08-13COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.This study aims to propose two didactic sequences on the rap songs to the process of formation of critical reflective reader, in the elementary school – in 6th and 9th grade classes. The theoretical foundations that have supported the work are related to the Bakhtin Circle propositions, especially the notions of language as a social ideological discourse; responsive reading; discursive genre and social voices. As for the methodological guidance, it is characterized by adopting the interpretativist paradigm of socio-historical base, in addition to positioning in the large field of Applied Linguistics, whose primary focus is specifically located language. In the selected enunciations to corpus – some Rap songs of protesting – it was analyzed the students’ reflective critical reading in the workshops of Rap-song reading, applied in modules of our teaching sequences. Through the carried out analysis, it was noted that the subjects surveyed have come from an educational culture towards the fulfillment of a conteudista proposed curriculum, so that in this scenario we do not see, through reading, training of the individual citizen, able to through his readings, understanding the socio-ideological structure that surrounds them; and so, escaping of understandings the world, based only on common sense. We conclude also that our teaching proposal represented a novelty for students. Initially, some of them did not see this work as reading, however, the majority was heavily involved in the process; so that, in their comments, we realize voices of a critical and reflective look of which comprise environments, and social situation to which they belong.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraGênero discursivoRapVozes sociaisSequência didáticaLeitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfapplication/pdf12109734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/1/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfd833b33c24797de01e171882db638533MD51TEXTAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txtAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain306459https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/6/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txt2a99597dde902578c274553971b5669dMD56THUMBNAILAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpgAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/7/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpg7ba5cbc82614ea9413889a94768f57feMD57123456789/208312017-11-03 16:28:11.609oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:28:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
title |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
spellingShingle |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental Coutinho, Adriana de Araújo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Gênero discursivo Rap Vozes sociais Sequência didática |
title_short |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
title_full |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
title_fullStr |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
title_sort |
Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental |
author |
Coutinho, Adriana de Araújo |
author_facet |
Coutinho, Adriana de Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1522668054172698 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rocha, Ana Virginia Lima da Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pedrosa, Cleide Emilia Faye |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0743019098101887 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Campos, Sulemi Fabiano |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4256675396235128 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Adriana de Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
contributor_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Leitura Gênero discursivo Rap Vozes sociais Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Gênero discursivo Rap Vozes sociais Sequência didática |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-29T20:43:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-29T20:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831 |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/1/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/6/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/7/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d833b33c24797de01e171882db638533 2a99597dde902578c274553971b5669d 7ba5cbc82614ea9413889a94768f57fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832837742821376 |