Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Adriana de Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.
id UFRN_3cdc7aa28580bf771af31c6f03d3263e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20831
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Coutinho, Adriana de Araújohttp://lattes.cnpq.br/1522668054172698http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Rocha, Ana Virginia Lima da SilvaPedrosa, Cleide Emilia Fayehttp://lattes.cnpq.br/0743019098101887Campos, Sulemi Fabianohttp://lattes.cnpq.br/4256675396235128Alves, Maria da Penha Casado2016-06-29T20:43:35Z2016-06-29T20:43:35Z2015-08-13COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.This study aims to propose two didactic sequences on the rap songs to the process of formation of critical reflective reader, in the elementary school – in 6th and 9th grade classes. The theoretical foundations that have supported the work are related to the Bakhtin Circle propositions, especially the notions of language as a social ideological discourse; responsive reading; discursive genre and social voices. As for the methodological guidance, it is characterized by adopting the interpretativist paradigm of socio-historical base, in addition to positioning in the large field of Applied Linguistics, whose primary focus is specifically located language. In the selected enunciations to corpus – some Rap songs of protesting – it was analyzed the students’ reflective critical reading in the workshops of Rap-song reading, applied in modules of our teaching sequences. Through the carried out analysis, it was noted that the subjects surveyed have come from an educational culture towards the fulfillment of a conteudista proposed curriculum, so that in this scenario we do not see, through reading, training of the individual citizen, able to through his readings, understanding the socio-ideological structure that surrounds them; and so, escaping of understandings the world, based only on common sense. We conclude also that our teaching proposal represented a novelty for students. Initially, some of them did not see this work as reading, however, the majority was heavily involved in the process; so that, in their comments, we realize voices of a critical and reflective look of which comprise environments, and social situation to which they belong.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraGênero discursivoRapVozes sociaisSequência didáticaLeitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfapplication/pdf12109734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/1/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdfd833b33c24797de01e171882db638533MD51TEXTAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txtAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain306459https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/6/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txt2a99597dde902578c274553971b5669dMD56THUMBNAILAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpgAdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/7/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpg7ba5cbc82614ea9413889a94768f57feMD57123456789/208312017-11-03 16:28:11.609oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20831Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:28:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
title Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
spellingShingle Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
Coutinho, Adriana de Araújo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Gênero discursivo
Rap
Vozes sociais
Sequência didática
title_short Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
title_full Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
title_fullStr Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
title_full_unstemmed Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
title_sort Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental
author Coutinho, Adriana de Araújo
author_facet Coutinho, Adriana de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1522668054172698
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Ana Virginia Lima da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pedrosa, Cleide Emilia Faye
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0743019098101887
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Campos, Sulemi Fabiano
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4256675396235128
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Adriana de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Gênero discursivo
Rap
Vozes sociais
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Gênero discursivo
Rap
Vozes sociais
Sequência didática
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-29T20:43:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-29T20:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831
identifier_str_mv COUTINHO, Adriana de Araújo. Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana de práticas leitoras no ensino fundamental. 2015. 180f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/1/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/6/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20831/7/AdrianaDeAraujoCoutinho_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d833b33c24797de01e171882db638533
2a99597dde902578c274553971b5669d
7ba5cbc82614ea9413889a94768f57fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832837742821376