A política brasileira de preços dos combustíveis: uma análise a partir de experiências internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotava, Joana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11809
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar a implementação de instrumentos de estabilização diante do cenário brasileiro após a liberalização dos preços dos derivados e os impactos da greve dos caminhoneiros de 2018. O arcabouço teórico que embasa a pesquisa e seus resultados parte da Teoria da Regulação Econômica, apontando as tendências do interesse público e privado, enquanto a análise empírica constrói-se a partir do estudo de experiências políticas internacionais de estabilização, mais especificamente a implementação de fundos e adoção de impostos flutuantes, e os resultados objetivos alcançados pelos países. Dadas as particularidades e histórico da economia brasileira, o trabalho aponta para viabilidade de combinações de instrumentos, com o exemplo da existente CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que possibilitam absorver impactos sobre a carestia dos consumidores e possibilitar, ao mesmo tempo, inserção de competitividade ao setor de refino brasileiro. Para isso, ressalta-se a vitalidade de um alinhamento político acerca de qual diretriz está à frente do comportamento dos preços e conclui-se a relevância de uma política transparente e acessível, de forma a evitar dominância de interesses dos players da cadeia do petróleo ou de discricionariedade do governo, resultando na diminuição de assimetria no mercado.
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O arcabouço teórico que embasa a pesquisa e seus resultados parte da Teoria da Regulação Econômica, apontando as tendências do interesse público e privado, enquanto a análise empírica constrói-se a partir do estudo de experiências políticas internacionais de estabilização, mais especificamente a implementação de fundos e adoção de impostos flutuantes, e os resultados objetivos alcançados pelos países. Dadas as particularidades e histórico da economia brasileira, o trabalho aponta para viabilidade de combinações de instrumentos, com o exemplo da existente CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que possibilitam absorver impactos sobre a carestia dos consumidores e possibilitar, ao mesmo tempo, inserção de competitividade ao setor de refino brasileiro. 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