O mercado de combustíveis líquidos no Brasil: uma análise da relação entre qualidade e preço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrick Augusto Pegado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8878
Resumo: Este trabalho tem em seu escopo analisar o mercado de combustíveis brasileiro, avaliando a ocorrência de mecanismos geradores de influência da qualidade do combustível no preço bomba dos postos revendedores. Iremos diagnosticar os mecanismos de influência a partir do desenvolvimento histórico do setor de petróleo e derivados no Brasil, que foi marcado pela desorganização e mudanças estruturais que trouxeram impactos negativos no setor do abastecimento nacional, que agora estão sob os cuidados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Mediante isto, esta monografia busca analisar o efeito da prática de adulteração dos combustíveis sobre o preço na bomba. Para tanto, foi estudado quais fatores influenciam o preço da gasolina nos postos de abastecimento, aprofundando o estudo na verificação da ocorrência de correlação entre qualidade do produto e o preço bomba. A análise ocorrerá sob a ótica econométrica, com a elaboração de uma base de dados originária de dados fornecidos pela ANP em seu levantamento de preços e ações de fiscalização nos postos revendedores. Verificamos, na análise da amostra, que 37% dos postos foram autuados ao menos uma vez durante o período de 2010 a 2018 e na segregação dos postos por Zonas do município, foi apurado que as Zonas consideradas com maior PIB per capita atuam com maior preço e penetração de postos bandeirados. No que tange as autuações, atestamos que a Zona de menor preço médio possuía o maior índice de autuação. Sobre a regressão estimada do modelo, examinamos que as variáveis de preço de aquisição do combustível, idade do posto e bandeira de uma distribuidora apresentam influência média positiva em relação ao preço, ao contrário das variáveis de autuação e competição que apresentam relação média negativa junto ao preço. Desta forma, verificamos através da estimação do modelo de painel que há uma influência negativa no preço dos postos que recebem um auto de infração lavrado pela ANP.
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