A contextualização da transferência de calor por condução radiação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4072 |
Resumo: | Apresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas. |
id |
UFRJ_ffaaaca9821cce3939a4c308d6e0aa34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4072 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A contextualização da transferência de calor por condução radiaçãoTransferência de calorEnsino de físicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSApresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresAraújo, José Carlos Moura de2018-06-18T17:11:51Z2023-12-21T03:00:48Z2010-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4072Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
title |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
spellingShingle |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação Araújo, José Carlos Moura de Transferência de calor Ensino de física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
title_short |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
title_full |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
title_fullStr |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
title_full_unstemmed |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
title_sort |
A contextualização da transferência de calor por condução radiação |
author |
Araújo, José Carlos Moura de |
author_facet |
Araújo, José Carlos Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Wilma Machado Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, José Carlos Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transferência de calor Ensino de física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
topic |
Transferência de calor Ensino de física CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
description |
Apresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07 2018-06-18T17:11:51Z 2023-12-21T03:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4072 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455973622415360 |