A contextualização da transferência de calor por condução radiação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, José Carlos Moura de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4072
Resumo: Apresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas.
id UFRJ_ffaaaca9821cce3939a4c308d6e0aa34
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4072
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A contextualização da transferência de calor por condução radiaçãoTransferência de calorEnsino de físicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSApresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresAraújo, José Carlos Moura de2018-06-18T17:11:51Z2023-12-21T03:00:48Z2010-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4072Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A contextualização da transferência de calor por condução radiação
title A contextualização da transferência de calor por condução radiação
spellingShingle A contextualização da transferência de calor por condução radiação
Araújo, José Carlos Moura de
Transferência de calor
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
title_short A contextualização da transferência de calor por condução radiação
title_full A contextualização da transferência de calor por condução radiação
title_fullStr A contextualização da transferência de calor por condução radiação
title_full_unstemmed A contextualização da transferência de calor por condução radiação
title_sort A contextualização da transferência de calor por condução radiação
author Araújo, José Carlos Moura de
author_facet Araújo, José Carlos Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wilma Machado Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, José Carlos Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Transferência de calor
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
topic Transferência de calor
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
description Apresentar uma forma alternativa para ensinar os conceitos de transferência de calor por condução e por irradiação para os alunos do Ensino Médio. O processo fundamenta-se nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que recomendam que o ensino deva contemplar a interdisciplinaridade, o cotidiano e o desenvolvimento da capacidade do aprendiz em analisar fenômenos físicos. Esta pesquisa é uma tentativa de remover as dificuldades de aprendizado da Física, seguindo para isso as orientações do PCNEM, desenvolvendo um instrumental simples, oriundo de experiências cotidianas, para uso em sala de aula, no Ensino Médio. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir da construção de dois experimentos que envolvem o processo de transferência de calor por radiação térmica; e na análise de uma situação cotidiana que envolve a transferência de calor por condução. A partir disso os conceitos físicos envolvidos nas experiências foram apresentados de forma clara, relacionando-os, procurando sempre contextualizá-los, visando principalmente o bom entendimento por parte dos alunos. Além de conceitos básicos como calor e temperatura, outros assuntos pouco discutidos no Ensino Médio, como emissividade, a lei de Newton do resfriamento, e a lei de Stefan-Boltzmann, foram incluídos, mas primando sempre pela contextualização nas atividades realizadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07
2018-06-18T17:11:51Z
2023-12-21T03:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4072
url http://hdl.handle.net/11422/4072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455973622415360