Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8177 |
Resumo: | A história da Termodinâmica nos mostra que a tecnologia em inúmeras vezes se antecipou à formulação acadêmica e por causa disso é uma ciência, didaticamente, difícil de expor. Os professores de Física do Ensino Médio tem muita dificuldade em abordar a Termodinâmica na sala de aula, uma vez que: a) existem poucos kits demonstrativos que possam ser levados para a sala de aula, com o objetivo de facilitar a visualização do aluno da ocorrência dos fenômenos físicos, b) alguns livros didáticos trazem o assunto de forma muito resumida e totalmente modelizado, criando uma distância entre a Física e o aluno. Este distanciamento faz com que o aluno não perceba a relação entre a Física e o mundo em que ele vive. c) as questões para consolidar o aprendizado muitas vezes vêm com um desenho esquemático para facilitar a visualização, porém, na falta deste, esta fica a cargo da imaginação do aluno. Sendo assim, alguns professores diante destes obstáculos didáticos ensinam somente o básico e fazem com que os alunos guardem as fórmulas. Os alunos por sua vez memorizam-nas, pois sabem que vão precisar delas nas provas e nos vestibulares. Com o intuito de tornar as aulas mais agradáveis e interativas para o aluno, cabe aos professores de Física, criarem novas metodologias de ensino. As metodologias desenvolvidas devem despertar nos alunos o interesse pela Ciência em geral. Esta monografia traz uma proposta de aprendizagem que auxilia o professor a abordar as transformações gasosas de um gás ideal e tem por objetivo minimizar as dificuldades dos alunos de interpretarem situações físicas e relacioná-las com a linguagem matemática. Para facilitar a visualização das ocorrências dos fenômenos físicos durante as transformações gasosas de um gás ideal, foi desenvolvido no programa MODELLUS 2.5 um modelo Físico Facilitador (simulações), composto pelas transformações termodinâmicas: isobárica, isovolumétrica, isotérmica, adiabática e cíclica, esta representada pelo ciclo de Stirling. O modelo Físico Facilitador é uma ferramenta, recurso extraclasse, que o professor de Física possui para fazer nascer o conhecimento que os alunos precisam para resolverem alguns problemas e atende às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Física. Vale ressaltar que apesar dos alunos do Ensino Médio não possuírem conhecimentos sobre o cálculo diferencial, com o programa Modellus é viável o uso das equações diferenciais, pois ele irá solucioná-las como taxas de variação. As equações diferenciais desenvolvidas nesta monografia foram utilizadas na criação das simulações. Cabendo aos alunos apenas às simulações e as interações com elas através do computador e dos roteiros experimentais. |
id |
UFRJ_35cf1c6d20591374832c00e632797bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8177 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da TermodinâmicaTermodinâmicaMétodos de ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSA história da Termodinâmica nos mostra que a tecnologia em inúmeras vezes se antecipou à formulação acadêmica e por causa disso é uma ciência, didaticamente, difícil de expor. Os professores de Física do Ensino Médio tem muita dificuldade em abordar a Termodinâmica na sala de aula, uma vez que: a) existem poucos kits demonstrativos que possam ser levados para a sala de aula, com o objetivo de facilitar a visualização do aluno da ocorrência dos fenômenos físicos, b) alguns livros didáticos trazem o assunto de forma muito resumida e totalmente modelizado, criando uma distância entre a Física e o aluno. Este distanciamento faz com que o aluno não perceba a relação entre a Física e o mundo em que ele vive. c) as questões para consolidar o aprendizado muitas vezes vêm com um desenho esquemático para facilitar a visualização, porém, na falta deste, esta fica a cargo da imaginação do aluno. Sendo assim, alguns professores diante destes obstáculos didáticos ensinam somente o básico e fazem com que os alunos guardem as fórmulas. Os alunos por sua vez memorizam-nas, pois sabem que vão precisar delas nas provas e nos vestibulares. Com o intuito de tornar as aulas mais agradáveis e interativas para o aluno, cabe aos professores de Física, criarem novas metodologias de ensino. As metodologias desenvolvidas devem despertar nos alunos o interesse pela Ciência em geral. Esta monografia traz uma proposta de aprendizagem que auxilia o professor a abordar as transformações gasosas de um gás ideal e tem por objetivo minimizar as dificuldades dos alunos de interpretarem situações físicas e relacioná-las com a linguagem matemática. Para facilitar a visualização das ocorrências dos fenômenos físicos durante as transformações gasosas de um gás ideal, foi desenvolvido no programa MODELLUS 2.5 um modelo Físico Facilitador (simulações), composto pelas transformações termodinâmicas: isobárica, isovolumétrica, isotérmica, adiabática e cíclica, esta representada pelo ciclo de Stirling. O modelo Físico Facilitador é uma ferramenta, recurso extraclasse, que o professor de Física possui para fazer nascer o conhecimento que os alunos precisam para resolverem alguns problemas e atende às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Física. Vale ressaltar que apesar dos alunos do Ensino Médio não possuírem conhecimentos sobre o cálculo diferencial, com o programa Modellus é viável o uso das equações diferenciais, pois ele irá solucioná-las como taxas de variação. As equações diferenciais desenvolvidas nesta monografia foram utilizadas na criação das simulações. Cabendo aos alunos apenas às simulações e as interações com elas através do computador e dos roteiros experimentais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSoares, VitorvaniFerreira, Gil Max Pereira2019-05-23T18:20:47Z2023-12-21T03:05:54Z2012-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8177Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
title |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
spellingShingle |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica Ferreira, Gil Max Pereira Termodinâmica Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
title_short |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
title_full |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
title_fullStr |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
title_sort |
Proposta de um modelo físico facilitador para contextualização da Termodinâmica |
author |
Ferreira, Gil Max Pereira |
author_facet |
Ferreira, Gil Max Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Vitorvani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gil Max Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Termodinâmica Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
topic |
Termodinâmica Métodos de ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
description |
A história da Termodinâmica nos mostra que a tecnologia em inúmeras vezes se antecipou à formulação acadêmica e por causa disso é uma ciência, didaticamente, difícil de expor. Os professores de Física do Ensino Médio tem muita dificuldade em abordar a Termodinâmica na sala de aula, uma vez que: a) existem poucos kits demonstrativos que possam ser levados para a sala de aula, com o objetivo de facilitar a visualização do aluno da ocorrência dos fenômenos físicos, b) alguns livros didáticos trazem o assunto de forma muito resumida e totalmente modelizado, criando uma distância entre a Física e o aluno. Este distanciamento faz com que o aluno não perceba a relação entre a Física e o mundo em que ele vive. c) as questões para consolidar o aprendizado muitas vezes vêm com um desenho esquemático para facilitar a visualização, porém, na falta deste, esta fica a cargo da imaginação do aluno. Sendo assim, alguns professores diante destes obstáculos didáticos ensinam somente o básico e fazem com que os alunos guardem as fórmulas. Os alunos por sua vez memorizam-nas, pois sabem que vão precisar delas nas provas e nos vestibulares. Com o intuito de tornar as aulas mais agradáveis e interativas para o aluno, cabe aos professores de Física, criarem novas metodologias de ensino. As metodologias desenvolvidas devem despertar nos alunos o interesse pela Ciência em geral. Esta monografia traz uma proposta de aprendizagem que auxilia o professor a abordar as transformações gasosas de um gás ideal e tem por objetivo minimizar as dificuldades dos alunos de interpretarem situações físicas e relacioná-las com a linguagem matemática. Para facilitar a visualização das ocorrências dos fenômenos físicos durante as transformações gasosas de um gás ideal, foi desenvolvido no programa MODELLUS 2.5 um modelo Físico Facilitador (simulações), composto pelas transformações termodinâmicas: isobárica, isovolumétrica, isotérmica, adiabática e cíclica, esta representada pelo ciclo de Stirling. O modelo Físico Facilitador é uma ferramenta, recurso extraclasse, que o professor de Física possui para fazer nascer o conhecimento que os alunos precisam para resolverem alguns problemas e atende às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Física. Vale ressaltar que apesar dos alunos do Ensino Médio não possuírem conhecimentos sobre o cálculo diferencial, com o programa Modellus é viável o uso das equações diferenciais, pois ele irá solucioná-las como taxas de variação. As equações diferenciais desenvolvidas nesta monografia foram utilizadas na criação das simulações. Cabendo aos alunos apenas às simulações e as interações com elas através do computador e dos roteiros experimentais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11 2019-05-23T18:20:47Z 2023-12-21T03:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/8177 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455989694988288 |