Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Vanessa Andressa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20140
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança.
id UFRJ_ffca4086cd1518774d1814239e702f0a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20140
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiênciaPessoa com deficiênciaDançaAcessibilidadeAprendizagemDisabled personsDancingAccessibilityLearningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAEste trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJLarangeira, Lidia Costa96273046034http://lattes.cnpq.br/7258781497542764http://lattes.cnpq.br/7053378917119940Carmo, Carlos Eduardo O. dottp://lattes.cnpq.br/7057212605804922Silveira, Silvia Camara Soter dahttp://lattes.cnpq.br/1863257735933617Abreu, Vanessa Andressa2023-04-05T18:44:32Z2023-12-21T03:01:14Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/20140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
title Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
spellingShingle Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
Abreu, Vanessa Andressa
Pessoa com deficiência
Dança
Acessibilidade
Aprendizagem
Disabled persons
Dancing
Accessibility
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
title_short Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
title_full Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
title_fullStr Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
title_full_unstemmed Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
title_sort Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
author Abreu, Vanessa Andressa
author_facet Abreu, Vanessa Andressa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Larangeira, Lidia Costa
96273046034
http://lattes.cnpq.br/7258781497542764
http://lattes.cnpq.br/7053378917119940
Carmo, Carlos Eduardo O. do
ttp://lattes.cnpq.br/7057212605804922
Silveira, Silvia Camara Soter da
http://lattes.cnpq.br/1863257735933617
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Vanessa Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Dança
Acessibilidade
Aprendizagem
Disabled persons
Dancing
Accessibility
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic Pessoa com deficiência
Dança
Acessibilidade
Aprendizagem
Disabled persons
Dancing
Accessibility
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description Este trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2023-04-05T18:44:32Z
2023-12-21T03:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/20140
identifier_str_mv ABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/20140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456042101768192