Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/20140 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança. |
id |
UFRJ_ffca4086cd1518774d1814239e702f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/20140 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiênciaPessoa com deficiênciaDançaAcessibilidadeAprendizagemDisabled personsDancingAccessibilityLearningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAEste trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJLarangeira, Lidia Costa96273046034http://lattes.cnpq.br/7258781497542764http://lattes.cnpq.br/7053378917119940Carmo, Carlos Eduardo O. dottp://lattes.cnpq.br/7057212605804922Silveira, Silvia Camara Soter dahttp://lattes.cnpq.br/1863257735933617Abreu, Vanessa Andressa2023-04-05T18:44:32Z2023-12-21T03:01:14Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/20140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20140Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:14Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
title |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
spellingShingle |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência Abreu, Vanessa Andressa Pessoa com deficiência Dança Acessibilidade Aprendizagem Disabled persons Dancing Accessibility Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
title_short |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
title_full |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
title_fullStr |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
title_full_unstemmed |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
title_sort |
Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência |
author |
Abreu, Vanessa Andressa |
author_facet |
Abreu, Vanessa Andressa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Larangeira, Lidia Costa 96273046034 http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 http://lattes.cnpq.br/7053378917119940 Carmo, Carlos Eduardo O. do ttp://lattes.cnpq.br/7057212605804922 Silveira, Silvia Camara Soter da http://lattes.cnpq.br/1863257735933617 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Vanessa Andressa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com deficiência Dança Acessibilidade Aprendizagem Disabled persons Dancing Accessibility Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
Pessoa com deficiência Dança Acessibilidade Aprendizagem Disabled persons Dancing Accessibility Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
description |
Este trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva qualitativa, com o título de “Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência”. Além de trazer reflexões sobre a história da pessoa com deficiência e sua relação com a dança, tem como objetivo apresentar propostas de ensino que contemplem os corpos com deficiência que dançam. Como metodologia de escrita, visitei minhas anotações pessoais, diários de aula, relatórios de estágio e também realizei revisão bibliográfica de autores com deficiência como: Carlos Eduardo O. do Carmo, o Edu O, Estela Lapponi, Izabel Maria Loureiro Maior e Ana Carolina Bezerra Teixeira – autores com deficiência e principais referências para esta construção. Essa pesquisa compreende que os corpos das pessoas com deficiência têm expressividade e poética em suas próprias capacidades corporais e que, portanto, podem estudar não somente em formações inclusivas, mas também em formações abrangentes que preparem professores e artistas da dança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06 2023-04-05T18:44:32Z 2023-12-21T03:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/20140 |
identifier_str_mv |
ABREU, Vanessa Andressa. Pistas para um ensino de dança abrangente: propostas para o protagonismo da pessoa com deficiência. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/20140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456042101768192 |