Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505 |
Resumo: | Aborda sobre o endomarketing aplicado às bibliotecas universitárias. Discorre sobre o surgimento do marketing. Fala da importância da utilização do endomarketing nas bibliotecas. Acredita que a aplicação do endomarketing traz um tríplice resultado com valores positivos ao quadro de funcionários e consequentemente trará satisfação ao usuário final. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é apresentar a aplicabilidade do endomarketing em bibliotecas universitárias e os objetivos específicos são: conceituar endomarketing; demonstrar suas ações e instrumentos; e delimitar as competências do bibliotecário quanto à sua aplicabilidade. Referencia uma gama de autores para galgar o êxito da presente pesquisa, as quais foram realizadas por meio de pesquisa bibliográfica em suportes impressos e digitais com a finalidade de obter embasamento teórico-metodológico. Constatou-se que a adoção do endomarketing propicia a melhoria na comunicação interna, qualidade dos produtos e serviços, satisfação da organização e funcionários. Conclui que as bibliotecas universitárias devem aplicar de forma estratégica o endomarketing a fim de otimizar seus serviços e produtos e proporcionar um melhor relacionamento entre a instituição, funcionário e consequentemente o público-alvo. |
id |
UFRN-11_842c94d2a5163fe4c5beda860f7d8537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/6505 |
network_acronym_str |
UFRN-11 |
network_name_str |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
repository_id_str |
|
spelling |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitáriasAborda sobre o endomarketing aplicado às bibliotecas universitárias. Discorre sobre o surgimento do marketing. Fala da importância da utilização do endomarketing nas bibliotecas. Acredita que a aplicação do endomarketing traz um tríplice resultado com valores positivos ao quadro de funcionários e consequentemente trará satisfação ao usuário final. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é apresentar a aplicabilidade do endomarketing em bibliotecas universitárias e os objetivos específicos são: conceituar endomarketing; demonstrar suas ações e instrumentos; e delimitar as competências do bibliotecário quanto à sua aplicabilidade. Referencia uma gama de autores para galgar o êxito da presente pesquisa, as quais foram realizadas por meio de pesquisa bibliográfica em suportes impressos e digitais com a finalidade de obter embasamento teórico-metodológico. Constatou-se que a adoção do endomarketing propicia a melhoria na comunicação interna, qualidade dos produtos e serviços, satisfação da organização e funcionários. Conclui que as bibliotecas universitárias devem aplicar de forma estratégica o endomarketing a fim de otimizar seus serviços e produtos e proporcionar um melhor relacionamento entre a instituição, funcionário e consequentemente o público-alvo.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2015-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 1 (2014)2447-0198reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505/5044Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maria Gersomara de Carvalho2021-08-30T18:43:09Zoai:periodicos.ufrn.br:article/6505Revistahttps://periodicos.ufrn.br/informacao/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/oairisc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com2447-01982447-0198opendoar:2021-08-30T18:43:09Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
title |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
spellingShingle |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias Sousa, Maria Gersomara de Carvalho |
title_short |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
title_full |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
title_fullStr |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
title_full_unstemmed |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
title_sort |
Endomarketing: estrategias de relacionamento interpessoal em bibliotecas universitárias |
author |
Sousa, Maria Gersomara de Carvalho |
author_facet |
Sousa, Maria Gersomara de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Gersomara de Carvalho |
description |
Aborda sobre o endomarketing aplicado às bibliotecas universitárias. Discorre sobre o surgimento do marketing. Fala da importância da utilização do endomarketing nas bibliotecas. Acredita que a aplicação do endomarketing traz um tríplice resultado com valores positivos ao quadro de funcionários e consequentemente trará satisfação ao usuário final. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é apresentar a aplicabilidade do endomarketing em bibliotecas universitárias e os objetivos específicos são: conceituar endomarketing; demonstrar suas ações e instrumentos; e delimitar as competências do bibliotecário quanto à sua aplicabilidade. Referencia uma gama de autores para galgar o êxito da presente pesquisa, as quais foram realizadas por meio de pesquisa bibliográfica em suportes impressos e digitais com a finalidade de obter embasamento teórico-metodológico. Constatou-se que a adoção do endomarketing propicia a melhoria na comunicação interna, qualidade dos produtos e serviços, satisfação da organização e funcionários. Conclui que as bibliotecas universitárias devem aplicar de forma estratégica o endomarketing a fim de otimizar seus serviços e produtos e proporcionar um melhor relacionamento entre a instituição, funcionário e consequentemente o público-alvo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/6505/5044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporânea info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 1 (2014) 2447-0198 reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporânea instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
collection |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
risc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com |
_version_ |
1797067922288410624 |