Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579 |
Resumo: | No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias. Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN . |
id |
UFRN-11_f01114e5c76592037b9fd2fee7cc916e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/11579 |
network_acronym_str |
UFRN-11 |
network_name_str |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulaçãoNo presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias. Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/1157910.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 2 (2017); 1-232447-019810.21680/2447-0198.2017v1n2reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579/8155Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Neto, Pedro AlvesCarvalho, Luciana MoreiraCunha, Jacqueline de Araújo2021-12-07T11:05:49Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11579Revistahttps://periodicos.ufrn.br/informacao/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/oairisc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com2447-01982447-0198opendoar:2021-12-07T11:05:49Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
title |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
spellingShingle |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação Barbosa Neto, Pedro Alves |
title_short |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
title_full |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
title_fullStr |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
title_full_unstemmed |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
title_sort |
Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação |
author |
Barbosa Neto, Pedro Alves |
author_facet |
Barbosa Neto, Pedro Alves Carvalho, Luciana Moreira Cunha, Jacqueline de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luciana Moreira Cunha, Jacqueline de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Neto, Pedro Alves Carvalho, Luciana Moreira Cunha, Jacqueline de Araújo |
description |
No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias. Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN . |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579 10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579/8155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 2 (2017); 1-23 2447-0198 10.21680/2447-0198.2017v1n2 reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporânea instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
collection |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
risc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com |
_version_ |
1797067922307284992 |