Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Neto, Pedro Alves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Luciana Moreira, Cunha, Jacqueline de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Informação na Sociedade Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579
Resumo: No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias.  Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .
id UFRN-11_f01114e5c76592037b9fd2fee7cc916e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/11579
network_acronym_str UFRN-11
network_name_str Revista Informação na Sociedade Contemporânea
repository_id_str
spelling Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulaçãoNo presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias.  Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/1157910.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 2 (2017); 1-232447-019810.21680/2447-0198.2017v1n2reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporâneainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579/8155Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Neto, Pedro AlvesCarvalho, Luciana MoreiraCunha, Jacqueline de Araújo2021-12-07T11:05:49Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11579Revistahttps://periodicos.ufrn.br/informacao/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/informacao/oairisc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com2447-01982447-0198opendoar:2021-12-07T11:05:49Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
title Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
spellingShingle Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
Barbosa Neto, Pedro Alves
title_short Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
title_full Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
title_fullStr Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
title_full_unstemmed Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
title_sort Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
author Barbosa Neto, Pedro Alves
author_facet Barbosa Neto, Pedro Alves
Carvalho, Luciana Moreira
Cunha, Jacqueline de Araújo
author_role author
author2 Carvalho, Luciana Moreira
Cunha, Jacqueline de Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Neto, Pedro Alves
Carvalho, Luciana Moreira
Cunha, Jacqueline de Araújo
description No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias.  Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579
10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579
url https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579
identifier_str_mv 10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/11579/8155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 2 (2017); 1-23
2447-0198
10.21680/2447-0198.2017v1n2
reponame:Revista Informação na Sociedade Contemporânea
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Informação na Sociedade Contemporânea
collection Revista Informação na Sociedade Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Revista Informação na Sociedade Contemporânea - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv risc.ufrn@gmail.com ; risc.decin@gmail.com
_version_ 1797067922307284992