Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Iracilde Maria de Moura Fé, Silva, Brenda Rafaele Viana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física.
id UFRN-12_4708ae2bad307edcc3b5fb9bd72614b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/18467
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Geoconservationalists practices as tools for physical geography teachingPráticas geoconservacionistas como ferramentas para o ensino de Geografia FísicaEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1846710.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 86-1042447-335910.21680/2447-3359.2019v5n0reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467/12196Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Elisabeth Mary de CarvalhoLima, Iracilde Maria de Moura FéSilva, Brenda Rafaele Viana da2020-04-28T23:30:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/18467Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-28T23:30:15Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
Práticas geoconservacionistas como ferramentas para o ensino de Geografia Física
title Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
spellingShingle Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
title_short Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
title_full Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
title_fullStr Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
title_full_unstemmed Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
title_sort Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
author Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
author_facet Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
Lima, Iracilde Maria de Moura Fé
Silva, Brenda Rafaele Viana da
author_role author
author2 Lima, Iracilde Maria de Moura Fé
Silva, Brenda Rafaele Viana da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
Lima, Iracilde Maria de Moura Fé
Silva, Brenda Rafaele Viana da
description Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467
10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467/12196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 86-104
2447-3359
10.21680/2447-3359.2019v5n0
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928971767808