Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Geociências do Nordeste |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física. |
id |
UFRN-12_4708ae2bad307edcc3b5fb9bd72614b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/18467 |
network_acronym_str |
UFRN-12 |
network_name_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teachingPráticas geoconservacionistas como ferramentas para o ensino de Geografia FísicaEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1846710.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 86-1042447-335910.21680/2447-3359.2019v5n0reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467/12196Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, Elisabeth Mary de CarvalhoLima, Iracilde Maria de Moura FéSilva, Brenda Rafaele Viana da2020-04-28T23:30:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/18467Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-28T23:30:15Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching Práticas geoconservacionistas como ferramentas para o ensino de Geografia Física |
title |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
spellingShingle |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
title_short |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
title_full |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
title_fullStr |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
title_full_unstemmed |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
title_sort |
Geoconservationalists practices as tools for physical geography teaching |
author |
Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
author_facet |
Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho Lima, Iracilde Maria de Moura Fé Silva, Brenda Rafaele Viana da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Iracilde Maria de Moura Fé Silva, Brenda Rafaele Viana da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho Lima, Iracilde Maria de Moura Fé Silva, Brenda Rafaele Viana da |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar práticas conservacionistas que possam ser aplicadas ao ensino de Geografia Física, em face da aproximação desta com o estudo da geodiversidade. A Geoconservação tem por finalidade valorizar e conservar a geodiversidade, definida como os elementos abióticos, interações e sistemas decorrentes das paisagens, dentre as quais se encontram os aspectos estudados pela Geografia Física. No sentido de se conservar a natureza, preocupação social recorrente, os processos educativos se apresentam como mola propulsora desta tarefa. Para desenvolvimento do trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica a partir de Chizotti (2011), Oliveira (2013) e Prodanov e Freitas (2013). A compatibilização entre Geoconservação e o ensino de Geografia Física estabelece-se principalmente a partir da análise da paisagem e de seus componentes fisiográficos, através de diversas práticas geoconservacionistas dentre elas aulas de campo, visitas orientadas a museus, oficinas, cursos e minicursos e trilhas interpretativas. Ainda tem-se muito que avançar neste campo, pois as pesquisas reconhecem o valor educativo da geodiversidade, em sua maioria indicando-a como recurso para a compreensão da dinâmica do ambiente natural, e construir um conhecimento sobre os componentes abióticos das paisagens necessitando, assim, ampliar os estudos nesta perspectiva, principalmente no ensino da Geografia Física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467 10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-3359.2019v5n0ID18467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/18467/12196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Geociências do Nordeste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste; v. 5 (2019): Número Especial: IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Sobral/CE; 86-104 2447-3359 10.21680/2447-3359.2019v5n0 reponame:Revista de Geociências do Nordeste instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
collection |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1797052928971767808 |