Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Franciele dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608
Resumo: O artigo visa reforçar a importância do uso das linguagens imagéticas e cartográficas no ensino da Geografia Física, com base em práticas pedagógicas realizadas durante as regências de classe no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, São Cristóvão-SE. As aulas foram pré-requisito avaliativo da Disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia II do curso Geografia Licenciatura/UFS. Foram trabalhados os conteúdos relativos a Relevo e Processos Erosivos, cujos principais recursos didáticos empregados para a problematização das temáticas foram mapas temáticos e imagens de diferentes feições topográficas e eventos erosivos. Efetivou-se ainda uma leitura bibliográfica acerca do ensino de Geografia, análise a livros didáticos para preparação das regências e o diagnóstico escolar para conhecer a ambiência da escola. Nas aulas prezou-se pela exaltação do espaço cotidiano dos alunos, Grande Aracaju, com ênfase para São Cristóvão, interligando-os as escalas regional/nacional/global. Utilizamos como propostas avaliativas a produção de maquetes, mapas mentais e a leitura imagética. Os resultados foram positivos, haja vista que foi aguçada a reflexão dos aprendizes no tocante à leitura de imagens e, consequentemente, do espaço geográfico, além de contribuir no processo de alfabetização cartográfica.
id UFRN-12_d61758a99aa3e7eada33d879aa51af5b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10608
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical GeographyLinguagens imagéticas e cartográficas: ferramentas pedagógicas no ensino da Geografia físicaO artigo visa reforçar a importância do uso das linguagens imagéticas e cartográficas no ensino da Geografia Física, com base em práticas pedagógicas realizadas durante as regências de classe no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, São Cristóvão-SE. As aulas foram pré-requisito avaliativo da Disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia II do curso Geografia Licenciatura/UFS. Foram trabalhados os conteúdos relativos a Relevo e Processos Erosivos, cujos principais recursos didáticos empregados para a problematização das temáticas foram mapas temáticos e imagens de diferentes feições topográficas e eventos erosivos. Efetivou-se ainda uma leitura bibliográfica acerca do ensino de Geografia, análise a livros didáticos para preparação das regências e o diagnóstico escolar para conhecer a ambiência da escola. Nas aulas prezou-se pela exaltação do espaço cotidiano dos alunos, Grande Aracaju, com ênfase para São Cristóvão, interligando-os as escalas regional/nacional/global. Utilizamos como propostas avaliativas a produção de maquetes, mapas mentais e a leitura imagética. Os resultados foram positivos, haja vista que foi aguçada a reflexão dos aprendizes no tocante à leitura de imagens e, consequentemente, do espaço geográfico, além de contribuir no processo de alfabetização cartográfica.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1060810.21680/2447-3359.2016v2n0ID10608Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1418-14272447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608/7522Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Franciele dos Santos2021-11-30T17:41:08Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10608Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-30T17:41:08Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
Linguagens imagéticas e cartográficas: ferramentas pedagógicas no ensino da Geografia física
title Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
spellingShingle Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
Santana, Franciele dos Santos
title_short Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
title_full Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
title_fullStr Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
title_full_unstemmed Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
title_sort Languages and cartographic imagistic: educational tools on teaching of physical Geography
author Santana, Franciele dos Santos
author_facet Santana, Franciele dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Franciele dos Santos
description O artigo visa reforçar a importância do uso das linguagens imagéticas e cartográficas no ensino da Geografia Física, com base em práticas pedagógicas realizadas durante as regências de classe no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, São Cristóvão-SE. As aulas foram pré-requisito avaliativo da Disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia II do curso Geografia Licenciatura/UFS. Foram trabalhados os conteúdos relativos a Relevo e Processos Erosivos, cujos principais recursos didáticos empregados para a problematização das temáticas foram mapas temáticos e imagens de diferentes feições topográficas e eventos erosivos. Efetivou-se ainda uma leitura bibliográfica acerca do ensino de Geografia, análise a livros didáticos para preparação das regências e o diagnóstico escolar para conhecer a ambiência da escola. Nas aulas prezou-se pela exaltação do espaço cotidiano dos alunos, Grande Aracaju, com ênfase para São Cristóvão, interligando-os as escalas regional/nacional/global. Utilizamos como propostas avaliativas a produção de maquetes, mapas mentais e a leitura imagética. Os resultados foram positivos, haja vista que foi aguçada a reflexão dos aprendizes no tocante à leitura de imagens e, consequentemente, do espaço geográfico, além de contribuir no processo de alfabetização cartográfica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608
10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10608
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10608/7522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1418-1427
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928133955584