Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Caio Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva de Medeiros, Thiago Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213
Resumo: O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.
id UFRN-12_8a093adea641e91f47bc1fee5059a72b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/15213
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PBAplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PBO presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1521310.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 34-432447-335910.21680/2447-3359.2018v4n2reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213/10040Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Caio LimaSilva de Medeiros, Thiago Douglas2021-11-23T11:40:30Zoai:periodicos.ufrn.br:article/15213Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-23T11:40:30Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
Aplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PB
title Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
spellingShingle Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
dos Santos, Caio Lima
title_short Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
title_full Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
title_fullStr Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
title_full_unstemmed Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
title_sort Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
author dos Santos, Caio Lima
author_facet dos Santos, Caio Lima
Silva de Medeiros, Thiago Douglas
author_role author
author2 Silva de Medeiros, Thiago Douglas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Caio Lima
Silva de Medeiros, Thiago Douglas
description O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213
10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213/10040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 34-43
2447-3359
10.21680/2447-3359.2018v4n2
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928512491520