Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Geociências do Nordeste |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213 |
Resumo: | O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente. |
id |
UFRN-12_8a093adea641e91f47bc1fee5059a72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/15213 |
network_acronym_str |
UFRN-12 |
network_name_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PBAplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PBO presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1521310.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 34-432447-335910.21680/2447-3359.2018v4n2reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213/10040Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Caio LimaSilva de Medeiros, Thiago Douglas2021-11-23T11:40:30Zoai:periodicos.ufrn.br:article/15213Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-23T11:40:30Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB Aplicações práticas no Ensino de Geografia: uma investigação da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa/ PB |
title |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
spellingShingle |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB dos Santos, Caio Lima |
title_short |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
title_full |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
title_fullStr |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
title_full_unstemmed |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
title_sort |
Practical applications in Geography Teaching: an investigation of urban mobility in the city of João Pessoa / PB |
author |
dos Santos, Caio Lima |
author_facet |
dos Santos, Caio Lima Silva de Medeiros, Thiago Douglas |
author_role |
author |
author2 |
Silva de Medeiros, Thiago Douglas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Caio Lima Silva de Medeiros, Thiago Douglas |
description |
O presente artigo relata uma atividade prática aplicada ao ensino de geografia desenvolvida junto à turma do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na cidade de João Pessoa – PB. A referida atividade pedagógica utilizou fatos do cotidiano social dos alunos, nesse caso os problemas relacionados a mobilidade urbana, como objeto de pesquisa a ser desenvolvida por eles no processo de ensino-aprendizagem. A aplicação da pesquisa como método de ensino de geografia mostrou-se ser um percurso promissor no que se refere a maior participação dos educandos no desenvolvimento das atividades, ao processo de ensino-aprendizagem centralizado no aluno e o destaque da figura do professor como mediador. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo apresentar a “pesquisa” como método eficiente para o ensino de geografia no ensino médio, destacando suas potencialidades e possibilidades a partir da experiência vivenciada no desenvolvimento da prática docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-3359.2018v4n2ID15213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/15213/10040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 34-43 2447-3359 10.21680/2447-3359.2018v4n2 reponame:Revista de Geociências do Nordeste instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
collection |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1797052928512491520 |