Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diógenes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419
Resumo: A geoquímica dos sais e nutrientes encontrados emsalinas solares está associada às característicashidrodinâmicas e biológicas destes ecossistemas,encontrados nas zonas tropicais e subtropicais em todo omundo. Esta pesquisa foi desenvolvida na SalinaMiramar, localizada na cidade de Areia Branca no litoralsetentrional do estado do Rio Grande do Norte, com oobjetivo de realizar a caracterização geoquímica e texturalem amostras de sedimentos coletadas em 03 evaporadorescom salinidades distintas (40, 70, 120 g.L-1). Foi realizadauma análise estatística multivariada nos resultados obtidosem relação aos teores de matéria orgânica, pH,granulometria, cálcio, carbono, nitrogênio e fósforo total.Foram identificadas variações em relação ao padrão deacumulação de nutrientes nos sedimentos, sendo possíveldistinguir 03 setores com características distintas nasalina, em função da salinidade. Dentro dos diferentesperfis analisados, verificou-se que as maioresconcentrações de nutrientes foram identificados nossedimentos de superfície (5 - 10 cm) a 70 g.L-1. Com basenos resultados obtidos, conclui-se que as salinasrepresentam zonas de retenção de nutrientes, impedindoque parte destes, venha de fato a contribuir com oprocesso de eutrofização da zona costeira.
id UFRN-12_e815d1e2688d0dc6377de48b56bf467e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/8419
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environmentCaracterização geoquímica dos sedimentos em um ambiente hipersalino artificialA geoquímica dos sais e nutrientes encontrados emsalinas solares está associada às característicashidrodinâmicas e biológicas destes ecossistemas,encontrados nas zonas tropicais e subtropicais em todo omundo. Esta pesquisa foi desenvolvida na SalinaMiramar, localizada na cidade de Areia Branca no litoralsetentrional do estado do Rio Grande do Norte, com oobjetivo de realizar a caracterização geoquímica e texturalem amostras de sedimentos coletadas em 03 evaporadorescom salinidades distintas (40, 70, 120 g.L-1). Foi realizadauma análise estatística multivariada nos resultados obtidosem relação aos teores de matéria orgânica, pH,granulometria, cálcio, carbono, nitrogênio e fósforo total.Foram identificadas variações em relação ao padrão deacumulação de nutrientes nos sedimentos, sendo possíveldistinguir 03 setores com características distintas nasalina, em função da salinidade. Dentro dos diferentesperfis analisados, verificou-se que as maioresconcentrações de nutrientes foram identificados nossedimentos de superfície (5 - 10 cm) a 70 g.L-1. Com basenos resultados obtidos, conclui-se que as salinasrepresentam zonas de retenção de nutrientes, impedindoque parte destes, venha de fato a contribuir com oprocesso de eutrofização da zona costeira.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 1 (2015); 76-872447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419/6072Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Diógenes2020-04-30T15:42:33Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8419Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-30T15:42:33Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
Caracterização geoquímica dos sedimentos em um ambiente hipersalino artificial
title Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
spellingShingle Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
Costa, Diógenes
title_short Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
title_full Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
title_fullStr Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
title_full_unstemmed Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
title_sort Geochemical characterization of sediments in an artificial hypersaline environment
author Costa, Diógenes
author_facet Costa, Diógenes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diógenes
description A geoquímica dos sais e nutrientes encontrados emsalinas solares está associada às característicashidrodinâmicas e biológicas destes ecossistemas,encontrados nas zonas tropicais e subtropicais em todo omundo. Esta pesquisa foi desenvolvida na SalinaMiramar, localizada na cidade de Areia Branca no litoralsetentrional do estado do Rio Grande do Norte, com oobjetivo de realizar a caracterização geoquímica e texturalem amostras de sedimentos coletadas em 03 evaporadorescom salinidades distintas (40, 70, 120 g.L-1). Foi realizadauma análise estatística multivariada nos resultados obtidosem relação aos teores de matéria orgânica, pH,granulometria, cálcio, carbono, nitrogênio e fósforo total.Foram identificadas variações em relação ao padrão deacumulação de nutrientes nos sedimentos, sendo possíveldistinguir 03 setores com características distintas nasalina, em função da salinidade. Dentro dos diferentesperfis analisados, verificou-se que as maioresconcentrações de nutrientes foram identificados nossedimentos de superfície (5 - 10 cm) a 70 g.L-1. Com basenos resultados obtidos, conclui-se que as salinasrepresentam zonas de retenção de nutrientes, impedindoque parte destes, venha de fato a contribuir com oprocesso de eutrofização da zona costeira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8419/6072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 1 (2015); 76-87
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052927603376128