Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Ozildo dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524
Resumo: A Caatinga nordestina apresenta-se em situação de vulnerabilidade. A exploração inadequada de seus recursos naturais e o superpastoreio têm contribuído para a diminuição da fauna original, ameaçando de extinção uma grande variedade de organismos. Levando em consideração o fato de que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade composta por fauna e flora peculiar, mas que lamentavelmente é desvalorizada e pouco explorada cientificamente, como também marginalizada no processo educativo, este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental dos docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vieira, localizada no município de Patos, Estado da Paraíba. Os dados coletados demonstram que uma grande parte dos professores entrevistados enfrentam dificuldades em contextualizar o ensino, no que diz respeito a focalizar o semiárido nas discussões promovidas no contexto escolar. E, como tal temática não é abordada de forma ampla, vem contribuindo para limitar o conhecimento sobre a região semiárida, apresentado pelos alunos na visão da maioria dos professores entrevistados.
id UFRN-12_fa91c4cbbe2ebff200099351ef830a91
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10524
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, ParaíbaAnálise da percepção ambiental acerca do bioma Caatinga por parte dos docentes de uma escola pública do município de Patos, ParaíbaA Caatinga nordestina apresenta-se em situação de vulnerabilidade. A exploração inadequada de seus recursos naturais e o superpastoreio têm contribuído para a diminuição da fauna original, ameaçando de extinção uma grande variedade de organismos. Levando em consideração o fato de que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade composta por fauna e flora peculiar, mas que lamentavelmente é desvalorizada e pouco explorada cientificamente, como também marginalizada no processo educativo, este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental dos docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vieira, localizada no município de Patos, Estado da Paraíba. Os dados coletados demonstram que uma grande parte dos professores entrevistados enfrentam dificuldades em contextualizar o ensino, no que diz respeito a focalizar o semiárido nas discussões promovidas no contexto escolar. E, como tal temática não é abordada de forma ampla, vem contribuindo para limitar o conhecimento sobre a região semiárida, apresentado pelos alunos na visão da maioria dos professores entrevistados.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1052410.21680/2447-3359.2016v2n0ID10524Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 753-7692447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524/7451Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Ozildo dos2021-11-30T14:29:43Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10524Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-30T14:29:43Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
Análise da percepção ambiental acerca do bioma Caatinga por parte dos docentes de uma escola pública do município de Patos, Paraíba
title Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
spellingShingle Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
Santos, José Ozildo dos
title_short Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
title_full Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
title_fullStr Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
title_full_unstemmed Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
title_sort Assessing the environmental perception of the biome Caatinga by teachers of a public school in Patos County, Paraíba
author Santos, José Ozildo dos
author_facet Santos, José Ozildo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Ozildo dos
description A Caatinga nordestina apresenta-se em situação de vulnerabilidade. A exploração inadequada de seus recursos naturais e o superpastoreio têm contribuído para a diminuição da fauna original, ameaçando de extinção uma grande variedade de organismos. Levando em consideração o fato de que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, com biodiversidade composta por fauna e flora peculiar, mas que lamentavelmente é desvalorizada e pouco explorada cientificamente, como também marginalizada no processo educativo, este trabalho objetiva analisar a percepção ambiental dos docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vieira, localizada no município de Patos, Estado da Paraíba. Os dados coletados demonstram que uma grande parte dos professores entrevistados enfrentam dificuldades em contextualizar o ensino, no que diz respeito a focalizar o semiárido nas discussões promovidas no contexto escolar. E, como tal temática não é abordada de forma ampla, vem contribuindo para limitar o conhecimento sobre a região semiárida, apresentado pelos alunos na visão da maioria dos professores entrevistados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524
10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10524
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10524/7451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 753-769
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928035389440