CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boente, Diego Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Melo, Clayton Levy Lima de, Braga, Paulo de Tarso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambiente Contábil
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331
Resumo: Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado.
id UFRN-3_10337c821bbe2431b0b32b3e93bb1a5e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/1331
network_acronym_str UFRN-3
network_name_str Revista Ambiente Contábil
repository_id_str
spelling CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2010-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 No. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 Núm. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 2 n. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-362176-9036reponame:Revista Ambiente Contábilinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/1039https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/10085Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036info:eu-repo/semantics/openAccessBoente, Diego RodriguesMelo, Clayton Levy Lima deBraga, Paulo de Tarso2019-10-09T22:37:24Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1331Revistahttps://periodicos.ufrn.br/ambientePUBhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/oai||prof.mauriciocsilva@gmail.com2176-90362176-9036opendoar:2019-10-09T22:37:24Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
title CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
spellingShingle CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
Boente, Diego Rodrigues
title_short CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
title_full CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
title_fullStr CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
title_full_unstemmed CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
title_sort CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
author Boente, Diego Rodrigues
author_facet Boente, Diego Rodrigues
Melo, Clayton Levy Lima de
Braga, Paulo de Tarso
author_role author
author2 Melo, Clayton Levy Lima de
Braga, Paulo de Tarso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boente, Diego Rodrigues
Melo, Clayton Levy Lima de
Braga, Paulo de Tarso
description Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331
url https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/1039
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/10085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 No. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 Núm. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 2 n. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36
2176-9036
reponame:Revista Ambiente Contábil
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ambiente Contábil
collection Revista Ambiente Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||prof.mauriciocsilva@gmail.com
_version_ 1799770186574725120