CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambiente Contábil |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331 |
Resumo: | Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado. |
id |
UFRN-3_10337c821bbe2431b0b32b3e93bb1a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/1331 |
network_acronym_str |
UFRN-3 |
network_name_str |
Revista Ambiente Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2010-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 No. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 Núm. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 2 n. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-362176-9036reponame:Revista Ambiente Contábilinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/1039https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/10085Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036info:eu-repo/semantics/openAccessBoente, Diego RodriguesMelo, Clayton Levy Lima deBraga, Paulo de Tarso2019-10-09T22:37:24Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1331Revistahttps://periodicos.ufrn.br/ambientePUBhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/oai||prof.mauriciocsilva@gmail.com2176-90362176-9036opendoar:2019-10-09T22:37:24Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
title |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
spellingShingle |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 Boente, Diego Rodrigues |
title_short |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
title_full |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
title_fullStr |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
title_full_unstemmed |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
title_sort |
CICLO DE VIDA DO GOL VW: UMA ANÁLISE DAS UNIDADES VENDIDAS NO MERCADO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1987 E 2010 |
author |
Boente, Diego Rodrigues |
author_facet |
Boente, Diego Rodrigues Melo, Clayton Levy Lima de Braga, Paulo de Tarso |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Clayton Levy Lima de Braga, Paulo de Tarso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boente, Diego Rodrigues Melo, Clayton Levy Lima de Braga, Paulo de Tarso |
description |
Nos últimos anos, o segmento de veículos automotores no Brasil vem sofrendo significativas mudanças em funçáo das transformações do cenário econômico, tanto nacional como internacional. A abertura comercial e financeira do país provocou uma reestruturaçáo do setor, no sentido de globalizaçáo da cadeia produtiva e de relações comerciais. A análise do ciclo de vida pode auxiliar a identificar a maturidade do produto, concedendo assim um diferencial em relaçáo às empresas concorrentes. O trabalho tem por objetivo identificar, por meio da observaçáo do comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil) no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante. O comportamento dos dados sugere fases de ciclo de vida definidas para cada geraçáo e que a empresa utiliza estratégias de prolongamento da permanência do veículo no mercado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/1039 https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1331/10085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 No. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 2 Núm. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 2 n. 1 (2010): Jan./Jun.; 27-36 2176-9036 reponame:Revista Ambiente Contábil instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ambiente Contábil |
collection |
Revista Ambiente Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||prof.mauriciocsilva@gmail.com |
_version_ |
1799770186574725120 |