A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Ambiente Contábil |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320 |
Resumo: | A contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organizaçáo das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduaçáo. Nesse contexto, está inserida a importância da verificaçáo da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduaçáo em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%. |
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