UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE DE ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Taciane Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Beatriz Tavares de, Batista, Rodrigo Santana de Luna, Jordão, Diandra Alcântara, Beserra, Karla Silva, Andrade, Lílian Siqueira Gonçalves de, Lima Junior, Ricardo César Cardoso de, Bomfim, Ana Marlusia Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13301
Resumo: Introdução: Através das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a formação médica passa a focar na humanização, na assistência generalizada, na saúde integral e na capacidade crítica e reflexiva, componentes chaves do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL). A disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) aplica-se como uma ferramenta prática de inserção precoce do aluno em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), integrando-o à equipe de saúde, à comunidade e aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Neste artigo propõe-se apresentar a relevância da IESC na formação médica como elemento obrigatório da grade curricular. Nota-se que esta matéria induz o conhecimento ampliado da Atenção Básica e realidade da população, incluindo assimilar seus contextos social, cultural e econômico. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do módulo IESC no Centro Universitário Tiradentes, Maceió - AL, contemplando a vivência dos acadêmicos de medicina de 2016 a 2017 na Unidade de Saúde da Família Vereador Sérgio Quintella. Resultados: A IESC impacta a graduação médica nos seguintes pilares: SUS, compreendido através da realidade das visitas domiciliares e educação em saúde; integração do ensino teórico-prático e engajamento em educação científica, por intermédio da elaboração semanal de um portfólio. Conclusão: A disciplina de IESC, portanto, pode ser adotada como uma ferramenta efetiva para a consecução daquilo que as DCN preconizam para uma formação médica humanizada, adequada para atuar na atenção básica e alinhada com as necessidades dos usuários do SUS.
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