RECURSO EDUCATIVO EM PRIMEIROS SOCORROS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mesquita, Thalita Marques
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Albuquerque, Rosana Santos, Alves Bomfim, Ana Marlusia, da Hora Sales, Maria Lucélia, Carneiro Pessoa de Sa, Maria da Conceição, Vanderlei Ferreira, Andréa Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464
Resumo: Introdução: A prática da educação em saúde significa contribuir para que as pessoas adquiram autonomia para preservar e melhorar a sua qualidade de vida. Dessa forma buscar atividades que envolvam crianças na busca de construção de hábitos saudáveis é uma forma de formar futuros agentes ativos e disseminadores de bons hábitos. É nesse contexto que os recursos educativos entram em ação associando a vivência das crianças e a educação em saúde. Objetivo: avaliar a efetividade de uma estratégia de ensino-aprendizagem baseada em um recurso educativo para identificação de procedimentos de primeiros socorros em alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do Município de Maceió- Alagoas. Método: estudo analítico com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma escola pública do Estado de Alagoas no ano de 2014. Para tanto, foi ministrada uma aula sobre primeiros socorros em duas turmas específicas, na qual uma turma fez o uso do recurso educativo e a outra participou apenas de uma aula expositiva, avaliou-se as diferenças e contribuições do recurso mediante a aplicação de questionário construído pelos pesquisadores em uma amostra de 46 alunos. A pesquisa foi aprovada pelo parecer 727.761 do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Resultados: a turma que utilizou o recurso educativo obteve maior número de acertos (87%) em relação a turma que utilizou apenas aula expositiva (37%). Conclusão: A utilização do recurso educativo contribuiu efetivamente como facilitador para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. 
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