A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciência Plural |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225 |
Resumo: | Objetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer. Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. |
id |
UFRN-4_8e453163e8b2140365f9c692893ab370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/11225 |
network_acronym_str |
UFRN-4 |
network_name_str |
Revista Ciência Plural |
repository_id_str |
|
spelling |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARESJogos e brinquedosCriançaCâncerQualidade de vidaObjetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer. Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1122510.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225Revista Ciência Plural; v. 2 n. 3 (2016); 97-1102446-728610.21680/2446-7286.2016v2n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225/8307Copyright (c) 2017 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Leiliandry de AraújoMelo, Leylane de AraújoBomfim, Ana Marlusia AlvesFerreira, Andréa Marques VanderleiSilva, Luciana da ConceiçãoBezerra, Morgana Valesca de Melo2021-12-01T13:33:29Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11225Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T13:33:29Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
title |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
spellingShingle |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES Melo, Leiliandry de Araújo Jogos e brinquedos Criança Câncer Qualidade de vida |
title_short |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
title_full |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
title_fullStr |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
title_full_unstemmed |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
title_sort |
A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES |
author |
Melo, Leiliandry de Araújo |
author_facet |
Melo, Leiliandry de Araújo Melo, Leylane de Araújo Bomfim, Ana Marlusia Alves Ferreira, Andréa Marques Vanderlei Silva, Luciana da Conceição Bezerra, Morgana Valesca de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Leylane de Araújo Bomfim, Ana Marlusia Alves Ferreira, Andréa Marques Vanderlei Silva, Luciana da Conceição Bezerra, Morgana Valesca de Melo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Leiliandry de Araújo Melo, Leylane de Araújo Bomfim, Ana Marlusia Alves Ferreira, Andréa Marques Vanderlei Silva, Luciana da Conceição Bezerra, Morgana Valesca de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Criança Câncer Qualidade de vida |
topic |
Jogos e brinquedos Criança Câncer Qualidade de vida |
description |
Objetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer. Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225 10.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225 |
identifier_str_mv |
10.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225/8307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural; v. 2 n. 3 (2016); 97-110 2446-7286 10.21680/2446-7286.2016v2n3 reponame:Revista Ciência Plural instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ciência Plural |
collection |
Revista Ciência Plural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||irisdoceu.ufrn@gmail.com |
_version_ |
1809455196961505280 |