A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Leiliandry de Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Leylane de Araújo, Bomfim, Ana Marlusia Alves, Ferreira, Andréa Marques Vanderlei, Silva, Luciana da Conceição, Bezerra, Morgana Valesca de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225
Resumo: Objetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer.  Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. 
id UFRN-4_8e453163e8b2140365f9c692893ab370
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/11225
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARESJogos e brinquedosCriançaCâncerQualidade de vidaObjetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer.  Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1122510.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225Revista Ciência Plural; v. 2 n. 3 (2016); 97-1102446-728610.21680/2446-7286.2016v2n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225/8307Copyright (c) 2017 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Leiliandry de AraújoMelo, Leylane de AraújoBomfim, Ana Marlusia AlvesFerreira, Andréa Marques VanderleiSilva, Luciana da ConceiçãoBezerra, Morgana Valesca de Melo2021-12-01T13:33:29Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11225Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T13:33:29Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
title A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
spellingShingle A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
Melo, Leiliandry de Araújo
Jogos e brinquedos
Criança
Câncer
Qualidade de vida
title_short A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
title_full A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
title_fullStr A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
title_full_unstemmed A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
title_sort A BRINQUEDOTECA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS COM CÂNCER: A VISÃO DOS FAMILIARES
author Melo, Leiliandry de Araújo
author_facet Melo, Leiliandry de Araújo
Melo, Leylane de Araújo
Bomfim, Ana Marlusia Alves
Ferreira, Andréa Marques Vanderlei
Silva, Luciana da Conceição
Bezerra, Morgana Valesca de Melo
author_role author
author2 Melo, Leylane de Araújo
Bomfim, Ana Marlusia Alves
Ferreira, Andréa Marques Vanderlei
Silva, Luciana da Conceição
Bezerra, Morgana Valesca de Melo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Leiliandry de Araújo
Melo, Leylane de Araújo
Bomfim, Ana Marlusia Alves
Ferreira, Andréa Marques Vanderlei
Silva, Luciana da Conceição
Bezerra, Morgana Valesca de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Criança
Câncer
Qualidade de vida
topic Jogos e brinquedos
Criança
Câncer
Qualidade de vida
description Objetivo: Verificar a visão dos familiares sobre o uso da brinquedoteca como recurso terapêutico na assistência à criança com câncer. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram realizadas entrevistas norteadas por um formulário específico com 27 familiares que acompanhavam as crianças com câncer.  Resultados: Segundo os familiares, a brinquedoteca propicia uma melhor qualidade de vida para as crianças, na medida em que diminui o estresse e atua como potencial meio socializador. Além disso, facilita a compreensão da condição que vivem, minimizando os temores recorridos pelos inúmeros procedimentos invasivos do tratamento, pela impossibilidade de frequentar a escola regularmente e pelo afastamento do convívio social. Conclusão: A brinquedoteca harmoniza o processo de dar continuidade ao desenvolvimento cognitivo da criança e atua nas potencialidades do paciente, incentivando-o a ser criativo, interagir com o próximo e ajudando a manter um equilíbrio emocional. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225
10.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2016v2n3ID11225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11225/8307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 2 n. 3 (2016); 97-110
2446-7286
10.21680/2446-7286.2016v2n3
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1809455196961505280