PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Pereira, Jarson Pedro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mattos Sureira, Thaiz, Carlos Gomes, Jessica Raissa, Pereira da Silva, Taysa Priscila, Gomes da Costa, Rayssa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058
Resumo: Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais.
id UFRN-4_ee8c073701c3a26fa809c9f3baecf545
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/11058
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAMMeios de comunicaçãoInternetRede socialNutriçãoEsporte.Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2017-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1105810.21680/2446-7286.2017v3n1ID11058Revista Ciência Plural; v. 3 n. 1 (2017); 3-112446-728610.21680/2446-7286.2017v3n1reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058/8584Copyright (c) 2017 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Pereira, Jarson PedroMattos Sureira, ThaizCarlos Gomes, Jessica RaissaPereira da Silva, Taysa PriscilaGomes da Costa, Rayssa2021-12-01T13:22:30Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11058Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T13:22:30Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
title PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
spellingShingle PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
da Costa Pereira, Jarson Pedro
Meios de comunicação
Internet
Rede social
Nutrição
Esporte.
title_short PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
title_full PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
title_fullStr PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
title_full_unstemmed PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
title_sort PERFIL DE PUBLICAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA NO APLICATIVO INSTAGRAM
author da Costa Pereira, Jarson Pedro
author_facet da Costa Pereira, Jarson Pedro
Mattos Sureira, Thaiz
Carlos Gomes, Jessica Raissa
Pereira da Silva, Taysa Priscila
Gomes da Costa, Rayssa
author_role author
author2 Mattos Sureira, Thaiz
Carlos Gomes, Jessica Raissa
Pereira da Silva, Taysa Priscila
Gomes da Costa, Rayssa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Pereira, Jarson Pedro
Mattos Sureira, Thaiz
Carlos Gomes, Jessica Raissa
Pereira da Silva, Taysa Priscila
Gomes da Costa, Rayssa
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Internet
Rede social
Nutrição
Esporte.
topic Meios de comunicação
Internet
Rede social
Nutrição
Esporte.
description Introdução: A constante busca pela saúde e corpo perfeito, trouxe ao aplicativo Instagram um número considerável de usuários que utilizam o corpo como ferramenta discursiva e de convencimento, fazendo destes usuários guias de opinião diante dos demais. Objetivos: Sendo assim, buscou-se definir o perfil das publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. Metodologia: A amostra compreendeu 58 perfis dedicados ao tema nutrição esportiva, identificados após a pesquisa dos verbetes “Nutrição Esportiva” e “Nutrição Fitness”, na área de busca do próprio aplicativo. Foi identificada a autoria e audiência dos perfis a partir dos dados apresentados em cada perfil avaliado, assim como, a quantificação dos seguidores e relacionou-se a audiência desses com as categorias analíticas de autoria. Resultados: Há cerca de 170 mil publicações sobre nutrição esportiva no Instagram. A maior parte foi publicada por perfis sem informações a cerca da inserção profissional dos autores (Loja de suplementos – 53%, sem definição - 17%). Os nutricionistas formados e os especializados em nutrição esportiva foram uns dos que menos possuíam perfis no aplicativo (15%), no entanto, foram os que apresentaram maior abrangência de público. Conclusão: Faz-se necessário o envolvimento dos profissionais nutricionistas na veiculação desses conteúdos nas redes sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058
10.21680/2446-7286.2017v3n1ID11058
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2017v3n1ID11058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11058/8584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 3 n. 1 (2017); 3-11
2446-7286
10.21680/2446-7286.2017v3n1
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1809455196957310976