Os caboclos nas religiões afro-brasileiras: hibridação e permanência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7109 |
Resumo: | Uma das entidades mais conhecidas nas religiões afro-brasileiras é o caboclo, muitas vezes chamado de caboclo de pena. Em muitos terreiros é a entidade espiritual responsável por conduzir o ritual e a liturgia. Muito ligados aos elementos naturais (estrela, água, luz, raios, entre outros) e a utensílios comumente utilizados pelos povos indígenas brasileiros primitivos (arco e flecha, bodoque, machado) estes caboclos, assim, demonstram seu campo de atuação e sua ancestralidade. Todos estes elementos estão presentes em seus Pontos Cantados e Riscados, que são fundamentais para entendermos suas habilidades no campo mágico-religioso. Outra marca bastante perceptível é que estes caboclos cada vez mais estão sendo associados ao cristianismo católico, por meio de seus pontos e cantos que estão presentes nas práticas desenvolvidas nos espaços sagrados em que atuam. |
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Os caboclos nas religiões afro-brasileiras: hibridação e permanênciaCaboclo. Religiões Afro-Brasileiras. Pontos cantados. Pontos Riscados.Uma das entidades mais conhecidas nas religiões afro-brasileiras é o caboclo, muitas vezes chamado de caboclo de pena. Em muitos terreiros é a entidade espiritual responsável por conduzir o ritual e a liturgia. Muito ligados aos elementos naturais (estrela, água, luz, raios, entre outros) e a utensílios comumente utilizados pelos povos indígenas brasileiros primitivos (arco e flecha, bodoque, machado) estes caboclos, assim, demonstram seu campo de atuação e sua ancestralidade. Todos estes elementos estão presentes em seus Pontos Cantados e Riscados, que são fundamentais para entendermos suas habilidades no campo mágico-religioso. Outra marca bastante perceptível é que estes caboclos cada vez mais estão sendo associados ao cristianismo católico, por meio de seus pontos e cantos que estão presentes nas práticas desenvolvidas nos espaços sagrados em que atuam. Mneme - Revista de Humanidades2015-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7109Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 34 (2014): Dossiê Religiões Afro-brasileiras; 224-2401518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7109/5556Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Júnior, Lourival2015-07-11T15:46:50Zoai:periodicos.ufrn.br:article/7109Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-07-11T15:46:50Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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