"PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lira, Silvano Fidelis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves Bueno, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912
Resumo: A proposta deste artigo é analisar o filme brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003 e dirigido por Eliane Caffé, buscando compreender como a construção de sequencias de depoimentos orais possibilita a elaboração de narrativas históricas que podem revelar visões das memórias individual e coletiva de comunidades quilombolas, bem como contribuem para a valorização das identidades étnicas destes grupos. Percebemos, através do filme, como os personagens populares possuem o estatuto dos heróis coletivos baseados nos personagens históricos consagrados pela História tradicional brasileira e como os indivíduos da comunidade de Javé criaram uma determinada identidade de grupo em torno das histórias contadas por seus membros. Neste sentido, encontramos indícios que nos revelaram os elementos que culminaram na construção de uma forma de narrativa histórica que tem como base o conhecimento racional e científico estruturado a partir de sequências lineares, etapistas e cronológicas.  Esperamos também, através destas análises, compreender como constituíram-se as formas narrativas pela figura do narrador. Todas as reflexões foram baseadas nas concepções de memória, narrativa e História do filósofo Walter Benjamin (1985) em seu texto “o Narrador”.  
id UFRN-6_98da5271fb270e81b9a96bff9f110877
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/21912
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"A proposta deste artigo é analisar o filme brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003 e dirigido por Eliane Caffé, buscando compreender como a construção de sequencias de depoimentos orais possibilita a elaboração de narrativas históricas que podem revelar visões das memórias individual e coletiva de comunidades quilombolas, bem como contribuem para a valorização das identidades étnicas destes grupos. Percebemos, através do filme, como os personagens populares possuem o estatuto dos heróis coletivos baseados nos personagens históricos consagrados pela História tradicional brasileira e como os indivíduos da comunidade de Javé criaram uma determinada identidade de grupo em torno das histórias contadas por seus membros. Neste sentido, encontramos indícios que nos revelaram os elementos que culminaram na construção de uma forma de narrativa histórica que tem como base o conhecimento racional e científico estruturado a partir de sequências lineares, etapistas e cronológicas.  Esperamos também, através destas análises, compreender como constituíram-se as formas narrativas pela figura do narrador. Todas as reflexões foram baseadas nas concepções de memória, narrativa e História do filósofo Walter Benjamin (1985) em seu texto “o Narrador”.  Mneme - Revista de Humanidades2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912Mneme - Revista de Humanidades; v. 23 n. 46 (2022): Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho1518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912/17995Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidadeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lira, Silvano FidelisGonçalves Bueno, João Batista2023-12-16T21:05:48Zoai:periodicos.ufrn.br:article/21912Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2023-12-16T21:05:48Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
title "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
spellingShingle "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
de Lira, Silvano Fidelis
title_short "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
title_full "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
title_fullStr "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
title_full_unstemmed "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
title_sort "PODE BOTAR MEU NOME NA SUA HISTÓRIA": MEMÓRIA E IDENTIDADE ÉTNICA A PARTIR DA LEITURA DE "NARRADORES DE JAVE"
author de Lira, Silvano Fidelis
author_facet de Lira, Silvano Fidelis
Gonçalves Bueno, João Batista
author_role author
author2 Gonçalves Bueno, João Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lira, Silvano Fidelis
Gonçalves Bueno, João Batista
description A proposta deste artigo é analisar o filme brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003 e dirigido por Eliane Caffé, buscando compreender como a construção de sequencias de depoimentos orais possibilita a elaboração de narrativas históricas que podem revelar visões das memórias individual e coletiva de comunidades quilombolas, bem como contribuem para a valorização das identidades étnicas destes grupos. Percebemos, através do filme, como os personagens populares possuem o estatuto dos heróis coletivos baseados nos personagens históricos consagrados pela História tradicional brasileira e como os indivíduos da comunidade de Javé criaram uma determinada identidade de grupo em torno das histórias contadas por seus membros. Neste sentido, encontramos indícios que nos revelaram os elementos que culminaram na construção de uma forma de narrativa histórica que tem como base o conhecimento racional e científico estruturado a partir de sequências lineares, etapistas e cronológicas.  Esperamos também, através destas análises, compreender como constituíram-se as formas narrativas pela figura do narrador. Todas as reflexões foram baseadas nas concepções de memória, narrativa e História do filósofo Walter Benjamin (1985) em seu texto “o Narrador”.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/21912/17995
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 23 n. 46 (2022): Dossiê: Identidades Étnicas, Transitoriedade e Trabalho
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769957624446976