A poética do detalhe em Maus e Persépolis: autoritarismo, resistência & quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1825 |
Resumo: | Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spielgeman e Persépolis, de Marjane Satrapi, sáo romances gráficos que narram, respectivamente, a obstinaçáo de Vladek Spielgeman, pai do quadrinista e sobrevivente de Auschwitz, no intuito de escapar à escalada da perseguiçáo nazista aos judeus e do Holocausto; e as oposições da própria autora à República Islâmica do Irá. Minha intençáo é discutir como em ambos proliferam imagens de resistência, mas, elas adquirem, sobretudo, uma forma silenciosa, subterrânea, pormenorizada, fato este que se deve, em grande parte, ao terror institucionalizado por esses regimes. Tanto a história de Vladek quanto a de Marjane, cada qual mergulhada em seu ambiente político específico, fizeram de Maus e Persépolis espaços da “poética do detalhe”. Aí, os grandes movimentos coletivos, a formaçáo de milícias armadas cedem espaço para resistências cotidianas, veladas e sutis, que náo querem se revelar como tais. |
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