O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Araújo, Avohanne Isabelle
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Macedo, Muirakytan Kennedy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104
Resumo: Este artigo traz uma discussáo acerca do impacto que as epidemias causavam na Província do Rio Grande do Norte, tendo como alvo principal os escravos. Para perceber estes impactos utilizamos como fontes os relatórios da referida Província, os quais nos dáo uma visáo mais detalhada das medidas e providências que os presidentes tomavam em momentos de epidemia e os inventários da segunda metade do século XIX, onde constam quais moléstias eram mais comuns nos escravos. Com isso, percebemos que a Província do Rio Grande do Norte náo fugiu da realidade do Brasil Oitocentista quando se trata de epidemias como febre amarela e bexigas e das condições em que se encontrava a medicina e a saúde neste período.
id UFRN-6_e41e7bbbcffab321f5620dca60fa0050
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/1104
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)EscravidãoMoléstiasInsalubridadeEste artigo traz uma discussáo acerca do impacto que as epidemias causavam na Província do Rio Grande do Norte, tendo como alvo principal os escravos. Para perceber estes impactos utilizamos como fontes os relatórios da referida Província, os quais nos dáo uma visáo mais detalhada das medidas e providências que os presidentes tomavam em momentos de epidemia e os inventários da segunda metade do século XIX, onde constam quais moléstias eram mais comuns nos escravos. Com isso, percebemos que a Província do Rio Grande do Norte náo fugiu da realidade do Brasil Oitocentista quando se trata de epidemias como febre amarela e bexigas e das condições em que se encontrava a medicina e a saúde neste período.Mneme - Revista de Humanidades2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 30 (2011): Dossiê O Mundo Antigo em perspectiva: aspectos culturais e políticos da Antiguidade Clássica1518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104/1107Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Araújo, Avohanne Isabellede Macedo, Muirakytan Kennedy2015-07-16T19:31:08Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1104Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-07-16T19:31:08Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
title O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
spellingShingle O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
Costa de Araújo, Avohanne Isabelle
Escravidão
Moléstias
Insalubridade
title_short O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
title_full O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
title_fullStr O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
title_full_unstemmed O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
title_sort O sertão febril: impacto microbiano e escravidão nos espaços (in)salubres da Proví­ncia do Rio Grande do Norte, Ribeira do Seridó (1856-1888)
author Costa de Araújo, Avohanne Isabelle
author_facet Costa de Araújo, Avohanne Isabelle
de Macedo, Muirakytan Kennedy
author_role author
author2 de Macedo, Muirakytan Kennedy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa de Araújo, Avohanne Isabelle
de Macedo, Muirakytan Kennedy
dc.subject.por.fl_str_mv Escravidão
Moléstias
Insalubridade
topic Escravidão
Moléstias
Insalubridade
description Este artigo traz uma discussáo acerca do impacto que as epidemias causavam na Província do Rio Grande do Norte, tendo como alvo principal os escravos. Para perceber estes impactos utilizamos como fontes os relatórios da referida Província, os quais nos dáo uma visáo mais detalhada das medidas e providências que os presidentes tomavam em momentos de epidemia e os inventários da segunda metade do século XIX, onde constam quais moléstias eram mais comuns nos escravos. Com isso, percebemos que a Província do Rio Grande do Norte náo fugiu da realidade do Brasil Oitocentista quando se trata de epidemias como febre amarela e bexigas e das condições em que se encontrava a medicina e a saúde neste período.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1104/1107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 30 (2011): Dossiê O Mundo Antigo em perspectiva: aspectos culturais e políticos da Antiguidade Clássica
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769956911415296