Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020 |
Resumo: | Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan. |
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Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwanIan McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais.Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.UFRN2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1102010.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 3 - 22Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 3 - 221983-243510.21680/1983-2435.2017v2n2reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020/8435Copyright (c) 2017 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Caio AntônioAzerêdo, Genilda2019-06-05T23:45:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11020Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2019-06-05T23:45:15Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan. |
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