Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303 |
Resumo: | Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam. |
id |
UFRN-7_b1c288d83df83c0ddac1548b97d85c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/12303 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentirosoDiscurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso.Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam.UFRN2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1230310.21680/1983-2435.2017v2n2ID12303Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 133 - 1471983-243510.21680/1983-2435.2017v2n2reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303/8860Copyright (c) 2017 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Andre Cordeiro2019-06-05T23:45:02Zoai:periodicos.ufrn.br:article/12303Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2019-06-05T23:45:02Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
title |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
spellingShingle |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso dos Santos, Andre Cordeiro Discurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso. |
title_short |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
title_full |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
title_fullStr |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
title_full_unstemmed |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
title_sort |
Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso |
author |
dos Santos, Andre Cordeiro |
author_facet |
dos Santos, Andre Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Andre Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso. |
topic |
Discurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso. |
description |
Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12303 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303 |
identifier_str_mv |
10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303/8860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147 Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147 Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 133 - 147 1983-2435 10.21680/1983-2435.2017v2n2 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1809282348493045760 |