Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275 |
Resumo: | Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI. |
id |
UFRN-7_d066a2c7184c1b95a0b073bdc2ce2edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10275 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglêsEnsino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI. UFRN2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275Odisseia; No. 10 (2013); p. 1 - 20Revue Odisseia; No. 10 (2013); p. 1 - 20Revista Odisseia; n. 10 (2013); p. 1 - 201983-2435reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275/7260Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRedondo, Diego Moreno2017-05-31T16:29:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10275Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2017-05-31T16:29:13Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
title |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
spellingShingle |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês Redondo, Diego Moreno Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras. |
title_short |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
title_full |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
title_fullStr |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
title_full_unstemmed |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
title_sort |
Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês |
author |
Redondo, Diego Moreno |
author_facet |
Redondo, Diego Moreno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redondo, Diego Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras. |
topic |
Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras. |
description |
Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275/7260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; No. 10 (2013); p. 1 - 20 Revue Odisseia; No. 10 (2013); p. 1 - 20 Revista Odisseia; n. 10 (2013); p. 1 - 20 1983-2435 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1798329422538866688 |