Periquillo Sarniento: uma narração da educação como obstáculo à autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10371 |
Resumo: | Periquillo Sarniento, obra de José Joaquim Fernández de Lizardi, foi escrita com o intuito de denunciar à sociedade a educação então vigente (inicio do século XVIII) e o seu impacto individual e social. Este trabalho, de natureza bibliográfica, visa compreender as denúncias do autor no âmbito da educação, principalmente no que confere ao desenvolvimento da autonomia e ao seu impacto no indivíduo e no meio social. Metodologicamente, utilizou-se a análise do discurso, juntamente aos aportes teóricos de grandes pensadores da educação. Os resultados indicam que os discursos presentes no romance apontam não só para a importância da autonomia exógena, construída sobre a exterioridade do sujeito sob a tutela da educação, mas também para a dificuldade de professores e alunos em lidar com o meio justamente pela falta de autonomia, uma vez que são herdeiros de uma educação analógica, mecanicista e heterônoma, que lhes dificultou o desenvolvimento de reflexões e atitudes e que impacta não apenas o indivíduo, mas também a sociedade, terminando, com isso, por favorecer o status quo. A importância do estudo deve-se ao fato de que esses discursos abrangem toda a educação de um estudante e mostram como ela afeta sua vida pessoal e social, o que oportunizou pensar sobre esta educação e em maneiras de modificar a nossa, pois embora a obra seja antiga, as críticas são atuais. |
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Periquillo Sarniento: uma narração da educação como obstáculo à autonomiaEducação. Literatura. Autonomia. Sociedade.Periquillo Sarniento, obra de José Joaquim Fernández de Lizardi, foi escrita com o intuito de denunciar à sociedade a educação então vigente (inicio do século XVIII) e o seu impacto individual e social. Este trabalho, de natureza bibliográfica, visa compreender as denúncias do autor no âmbito da educação, principalmente no que confere ao desenvolvimento da autonomia e ao seu impacto no indivíduo e no meio social. Metodologicamente, utilizou-se a análise do discurso, juntamente aos aportes teóricos de grandes pensadores da educação. Os resultados indicam que os discursos presentes no romance apontam não só para a importância da autonomia exógena, construída sobre a exterioridade do sujeito sob a tutela da educação, mas também para a dificuldade de professores e alunos em lidar com o meio justamente pela falta de autonomia, uma vez que são herdeiros de uma educação analógica, mecanicista e heterônoma, que lhes dificultou o desenvolvimento de reflexões e atitudes e que impacta não apenas o indivíduo, mas também a sociedade, terminando, com isso, por favorecer o status quo. A importância do estudo deve-se ao fato de que esses discursos abrangem toda a educação de um estudante e mostram como ela afeta sua vida pessoal e social, o que oportunizou pensar sobre esta educação e em maneiras de modificar a nossa, pois embora a obra seja antiga, as críticas são atuais. UFRN2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1037110.21680/1983-2435.2016v1n2ID10371Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 124 - 141Revue Odisseia; Vol. 1 No. 2 (2016); p. 124 - 141Revista Odisseia; v. 1 n. 2 (2016); p. 124 - 1411983-243510.21680/1983-2435.2016v1n2reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10371/7717Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega AlbertoSilva, Angélica Gisele Melo2021-10-07T11:28:48Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10371Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2021-10-07T11:28:48Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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