DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Tarcisio Dunga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia, Igor Fidelis, Ferreira, Marcus da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10038
Resumo: As intersecções entre sexo/corpo/sexualidade e ciência constituíram, ao longo do tempo, a criação de um arcabouço de verdades quase absolutas. Os aparatos médico-científicos elaboraram uma verdadeira engenharia social que tem norteado práticas e condutas que, na maioria das vezes, utilizam critérios patológicos e diagnósticos para fazer alusão a comportamentos meramente subjetivos e sociais. Partindo desse pressuposto, o cerne do presente ensaio centra-se em refletir acerca das verdades absolutas que a(s) ciência(s) imputaram/imputam às práticas sociais, sobretudo às corpóreas e sexuais, atentando para outras possibilidades de se pensar os corpos, os sexos, as corporeidades e as sexualidades. Para isso, num primeiro momento, nos centraremos em fazer uma análise crítica da ciência enquanto paradigma dominante da modernidade para, em seguida, demonstrar como essa mesma ciência construiu um leque de verdades imutáveis sobre o corpo e sexo, enfatizando a construção teórica do dispositivo da sexualidade foucaultiano. O cartesianismo dos discursos acadêmicos que envolvem a temática do corpo, sobretudo nas humanidades, será abordado a partir das contribuições do antropólogo Edgard de Assis Carvalho e, com o intuito de exemplificar a maneira como a ciência patologiza na contemporaneidade as sexualidades tidas como dissidentes, nos ancoraremos nos critérios diagnósticos do Manual Diagnósticos e Estatísticos dos Transtornos Mentais.
id UFRN-9_11b0527c6025c708834058b1bc23e011
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10038
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIACiênciaCorpoGêneroSexualidadeAs intersecções entre sexo/corpo/sexualidade e ciência constituíram, ao longo do tempo, a criação de um arcabouço de verdades quase absolutas. Os aparatos médico-científicos elaboraram uma verdadeira engenharia social que tem norteado práticas e condutas que, na maioria das vezes, utilizam critérios patológicos e diagnósticos para fazer alusão a comportamentos meramente subjetivos e sociais. Partindo desse pressuposto, o cerne do presente ensaio centra-se em refletir acerca das verdades absolutas que a(s) ciência(s) imputaram/imputam às práticas sociais, sobretudo às corpóreas e sexuais, atentando para outras possibilidades de se pensar os corpos, os sexos, as corporeidades e as sexualidades. Para isso, num primeiro momento, nos centraremos em fazer uma análise crítica da ciência enquanto paradigma dominante da modernidade para, em seguida, demonstrar como essa mesma ciência construiu um leque de verdades imutáveis sobre o corpo e sexo, enfatizando a construção teórica do dispositivo da sexualidade foucaultiano. O cartesianismo dos discursos acadêmicos que envolvem a temática do corpo, sobretudo nas humanidades, será abordado a partir das contribuições do antropólogo Edgard de Assis Carvalho e, com o intuito de exemplificar a maneira como a ciência patologiza na contemporaneidade as sexualidades tidas como dissidentes, nos ancoraremos nos critérios diagnósticos do Manual Diagnósticos e Estatísticos dos Transtornos Mentais.UFRN2017-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1003810.21680/1982-1662.2016v1n19ID10038Revista Inter-Legere; v. 1 n. 19 (2016): TEORIA ATOR-REDE; 110-1211982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10038/8263Copyright (c) 2017 Tarcisio Dunga Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Tarcisio DungaMaia, Igor FidelisFerreira, Marcus da Silva2021-11-30T20:45:58Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10038Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:45:58Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
title DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
spellingShingle DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
Pinheiro, Tarcisio Dunga
Ciência
Corpo
Gênero
Sexualidade
title_short DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
title_full DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
title_fullStr DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
title_full_unstemmed DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
title_sort DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?: INTERSECÇÕES ENTRE SEXO, CORPO, SEXUALIDADE E CIÊNCIA
author Pinheiro, Tarcisio Dunga
author_facet Pinheiro, Tarcisio Dunga
Maia, Igor Fidelis
Ferreira, Marcus da Silva
author_role author
author2 Maia, Igor Fidelis
Ferreira, Marcus da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Tarcisio Dunga
Maia, Igor Fidelis
Ferreira, Marcus da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Corpo
Gênero
Sexualidade
topic Ciência
Corpo
Gênero
Sexualidade
description As intersecções entre sexo/corpo/sexualidade e ciência constituíram, ao longo do tempo, a criação de um arcabouço de verdades quase absolutas. Os aparatos médico-científicos elaboraram uma verdadeira engenharia social que tem norteado práticas e condutas que, na maioria das vezes, utilizam critérios patológicos e diagnósticos para fazer alusão a comportamentos meramente subjetivos e sociais. Partindo desse pressuposto, o cerne do presente ensaio centra-se em refletir acerca das verdades absolutas que a(s) ciência(s) imputaram/imputam às práticas sociais, sobretudo às corpóreas e sexuais, atentando para outras possibilidades de se pensar os corpos, os sexos, as corporeidades e as sexualidades. Para isso, num primeiro momento, nos centraremos em fazer uma análise crítica da ciência enquanto paradigma dominante da modernidade para, em seguida, demonstrar como essa mesma ciência construiu um leque de verdades imutáveis sobre o corpo e sexo, enfatizando a construção teórica do dispositivo da sexualidade foucaultiano. O cartesianismo dos discursos acadêmicos que envolvem a temática do corpo, sobretudo nas humanidades, será abordado a partir das contribuições do antropólogo Edgard de Assis Carvalho e, com o intuito de exemplificar a maneira como a ciência patologiza na contemporaneidade as sexualidades tidas como dissidentes, nos ancoraremos nos critérios diagnósticos do Manual Diagnósticos e Estatísticos dos Transtornos Mentais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10038
10.21680/1982-1662.2016v1n19ID10038
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10038
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID10038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10038/8263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tarcisio Dunga Pinheiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tarcisio Dunga Pinheiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 1 n. 19 (2016): TEORIA ATOR-REDE; 110-121
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139269722112