O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Gllauco Smith Avelino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309
Resumo: O texto em pauta traz reflexões acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais e a pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, tendo como referência sua obra de maior repercussão mundial, a saber: a Pedagogia do Oprimido. Argumentamos que esta obra esboça uma crítica ao modus operandi do colonialismo em sua dimensão cultural e epistêmica, problematizando o processo de dominação cognitivainstaurado quando da formação do sistema-mundo moderno, datado do Século XVI em diante. A análise da Pedagogia do Oprimido à luz da sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos, acentua este livro como um texto revelador de uma pedagogia das ausências, pois nele se fazem visíveis as bases de uma pedagogia coletiva, emancipatória e dialogal que busca visibilizar o oprimido e o universo de contradições sociais no qual está inserido como forma de organização dos conteúdos escolares. É no âmago desta discussão, portanto, que avaliamos o pós-colonialismo como um lugar teórico para a reinvenção da Pedagogia do Oprimido enquanto referencial pertinente à construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”.
id UFRN-9_3566013f4a9e910be738f87675801b60
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4309
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo FreireO texto em pauta traz reflexões acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais e a pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, tendo como referência sua obra de maior repercussão mundial, a saber: a Pedagogia do Oprimido. Argumentamos que esta obra esboça uma crítica ao modus operandi do colonialismo em sua dimensão cultural e epistêmica, problematizando o processo de dominação cognitivainstaurado quando da formação do sistema-mundo moderno, datado do Século XVI em diante. A análise da Pedagogia do Oprimido à luz da sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos, acentua este livro como um texto revelador de uma pedagogia das ausências, pois nele se fazem visíveis as bases de uma pedagogia coletiva, emancipatória e dialogal que busca visibilizar o oprimido e o universo de contradições sociais no qual está inserido como forma de organização dos conteúdos escolares. É no âmago desta discussão, portanto, que avaliamos o pós-colonialismo como um lugar teórico para a reinvenção da Pedagogia do Oprimido enquanto referencial pertinente à construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”.UFRN2013-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309Revista Inter-Legere; n. 11 (2012): 20 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309/3513Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, José Gllauco Smith Avelino de2013-10-14T20:05:16Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4309Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-10-14T20:05:16Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
title O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
spellingShingle O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
Lima, José Gllauco Smith Avelino de
title_short O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
title_full O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
title_fullStr O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
title_full_unstemmed O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
title_sort O pós-colonialismo e a pedagogia de Paulo Freire
author Lima, José Gllauco Smith Avelino de
author_facet Lima, José Gllauco Smith Avelino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Gllauco Smith Avelino de
description O texto em pauta traz reflexões acerca das afinidades entre as teorias pós-coloniais e a pedagogia do educador brasileiro Paulo Freire, tendo como referência sua obra de maior repercussão mundial, a saber: a Pedagogia do Oprimido. Argumentamos que esta obra esboça uma crítica ao modus operandi do colonialismo em sua dimensão cultural e epistêmica, problematizando o processo de dominação cognitivainstaurado quando da formação do sistema-mundo moderno, datado do Século XVI em diante. A análise da Pedagogia do Oprimido à luz da sociologia das ausências, de Boaventura de Sousa Santos, acentua este livro como um texto revelador de uma pedagogia das ausências, pois nele se fazem visíveis as bases de uma pedagogia coletiva, emancipatória e dialogal que busca visibilizar o oprimido e o universo de contradições sociais no qual está inserido como forma de organização dos conteúdos escolares. É no âmago desta discussão, portanto, que avaliamos o pós-colonialismo como um lugar teórico para a reinvenção da Pedagogia do Oprimido enquanto referencial pertinente à construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4309/3513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 11 (2012): 20 ANOS DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138101608448