MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thalita Costa da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, José GllGauco Smith Avelino de, Silva, Lenina Lopes Soares, Germano, José Willington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754
Resumo: Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001).
id UFRN-9_3f7d86dd39a4a8a9116651a18dd4970d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4754
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROSPartindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001).UFRN2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754Revista Inter-Legere; n. 3 (2008): SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754/3957Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thalita Costa daLima, José GllGauco Smith Avelino deSilva, Lenina Lopes SoaresGermano, José Willington2013-12-23T15:53:26Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4754Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-23T15:53:26Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
title MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
spellingShingle MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
Silva, Thalita Costa da
title_short MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
title_full MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
title_fullStr MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
title_sort MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
author Silva, Thalita Costa da
author_facet Silva, Thalita Costa da
Lima, José GllGauco Smith Avelino de
Silva, Lenina Lopes Soares
Germano, José Willington
author_role author
author2 Lima, José GllGauco Smith Avelino de
Silva, Lenina Lopes Soares
Germano, José Willington
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thalita Costa da
Lima, José GllGauco Smith Avelino de
Silva, Lenina Lopes Soares
Germano, José Willington
description Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754/3957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 3 (2008): SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138751725568