MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754 |
Resumo: | Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001). |
id |
UFRN-9_3f7d86dd39a4a8a9116651a18dd4970d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4754 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROSPartindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001).UFRN2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754Revista Inter-Legere; n. 3 (2008): SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754/3957Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thalita Costa daLima, José GllGauco Smith Avelino deSilva, Lenina Lopes SoaresGermano, José Willington2013-12-23T15:53:26Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4754Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-23T15:53:26Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
title |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS Silva, Thalita Costa da |
title_short |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
title_full |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
title_sort |
MEMÓRIAS DO BRASIL: ITINERÁRIOS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCATIVA E CULTURAL DE AUTORES BRASILEIROS |
author |
Silva, Thalita Costa da |
author_facet |
Silva, Thalita Costa da Lima, José GllGauco Smith Avelino de Silva, Lenina Lopes Soares Germano, José Willington |
author_role |
author |
author2 |
Lima, José GllGauco Smith Avelino de Silva, Lenina Lopes Soares Germano, José Willington |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thalita Costa da Lima, José GllGauco Smith Avelino de Silva, Lenina Lopes Soares Germano, José Willington |
description |
Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural, tangencia-se que a formação educativa do sujeito perpassa por ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito. Idéia-se que a partir daí ele assume-se em um mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura. Pretende-se, assim, mapear itinerários sociais e singularidades da formação socioeducativa e cultural em narrativas autobiográficas de autores brasileiros. Trata-se de analisar narrativas de personagens que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura entre outras, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias do Brasil, contra o desperdício das experiências, no sentido dado por Santos (2001). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4754/3957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 3 (2008): SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138751725568 |