LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz, Dalcy da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo efetivar uma analise sobre o processo de ensino-aprendizagem, troca e aquisição de saberes entre crianças e adolescentes que iniciaram precocemente algum tipo de atividade laboral nos espaços da feira no bairro do Alecrim em Natal-RN. A partir do conhecimento prévio da legislação vigente no Brasil, observamos a partir na perspectiva de um trabalho empírico sobre a questão sem descuidarmos das sanções proibitivas da prática de atividades de trabalho entre crianças e adolescentes. Sem desmerecer o caráter organizativo, nivelador e político de tais documentos, firmamos o nosso olhar, no desenvolvimento de capacidades e aprendizados da tradição adquiridos a partir da prática do trabalho na feira-livre para além dos conteúdos programáticos da escola formal e sua religação.
id UFRN-9_4331d2a627cb32b3dc9f1f3e8c978491
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4742
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRESEste trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo efetivar uma analise sobre o processo de ensino-aprendizagem, troca e aquisição de saberes entre crianças e adolescentes que iniciaram precocemente algum tipo de atividade laboral nos espaços da feira no bairro do Alecrim em Natal-RN. A partir do conhecimento prévio da legislação vigente no Brasil, observamos a partir na perspectiva de um trabalho empírico sobre a questão sem descuidarmos das sanções proibitivas da prática de atividades de trabalho entre crianças e adolescentes. Sem desmerecer o caráter organizativo, nivelador e político de tais documentos, firmamos o nosso olhar, no desenvolvimento de capacidades e aprendizados da tradição adquiridos a partir da prática do trabalho na feira-livre para além dos conteúdos programáticos da escola formal e sua religação.UFRN2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742/3892Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Thiago Isaias Nóbrega deCruz, Dalcy da Silva2013-12-18T19:23:26Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4742Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-18T19:23:26Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
title LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
spellingShingle LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de
title_short LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
title_full LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
title_fullStr LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
title_full_unstemmed LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
title_sort LUGARES QUE EDUCAM: O APRENDIZADO NAS FEIRAS LIVRES
author Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de
author_facet Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de
Cruz, Dalcy da Silva
author_role author
author2 Cruz, Dalcy da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de
Cruz, Dalcy da Silva
description Este trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo efetivar uma analise sobre o processo de ensino-aprendizagem, troca e aquisição de saberes entre crianças e adolescentes que iniciaram precocemente algum tipo de atividade laboral nos espaços da feira no bairro do Alecrim em Natal-RN. A partir do conhecimento prévio da legislação vigente no Brasil, observamos a partir na perspectiva de um trabalho empírico sobre a questão sem descuidarmos das sanções proibitivas da prática de atividades de trabalho entre crianças e adolescentes. Sem desmerecer o caráter organizativo, nivelador e político de tais documentos, firmamos o nosso olhar, no desenvolvimento de capacidades e aprendizados da tradição adquiridos a partir da prática do trabalho na feira-livre para além dos conteúdos programáticos da escola formal e sua religação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4742/3892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138741239808