DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Maria Cândida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975
Resumo: Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.
id UFRN-9_61c9cf95b5ef899905d8ad2eb0bba96d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/8975
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXADidática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.UFRN2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 186-2131982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975/6361Copyright (c) 2016 Maria Cândida Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Maria Cândida2016-04-12T16:58:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8975Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2016-04-12T16:58:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
title DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
spellingShingle DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
Moraes, Maria Cândida
Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.
title_short DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
title_full DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
title_fullStr DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
title_full_unstemmed DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
title_sort DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
author Moraes, Maria Cândida
author_facet Moraes, Maria Cândida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Maria Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.
topic Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.
description Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975/6361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Cândida Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Cândida Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 16 (2015): DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE; 186-213
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139242459136