Educação para a cidadania e ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421 |
Resumo: | No recente estudo que realizamos durante o Mestrado em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN 2009 – 2011), no qual desenvolvemos a pesquisa sobre a educação para a cidadania na formação dos professores e das professoras da Educação Básica, buscamos responder a seguinte questão: O princípio da educação para a cidadania, da educação étnica e racial e de uma cultura de direitos humanos chegará ao estudante da educação básica, sem antes se fazer presente na formação do seu professor e da sua professora no ensino superior? Os resultados obtidos são parte da dissertação por nós defendida intitulada: Educação para a Cidadania e Ensino Superior. A partir dessa problemática foi estruturada a seguinte hipótese: é a formação dos professores e das professoras da educação básica que possibilitaria pensar na perspectiva da educação para a cidadania no espaço escolar e nas práticas educativas. |
id |
UFRN-9_665225047be8329793358347841eb4bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4421 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a cidadania e ensino superiorNo recente estudo que realizamos durante o Mestrado em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN 2009 – 2011), no qual desenvolvemos a pesquisa sobre a educação para a cidadania na formação dos professores e das professoras da Educação Básica, buscamos responder a seguinte questão: O princípio da educação para a cidadania, da educação étnica e racial e de uma cultura de direitos humanos chegará ao estudante da educação básica, sem antes se fazer presente na formação do seu professor e da sua professora no ensino superior? Os resultados obtidos são parte da dissertação por nós defendida intitulada: Educação para a Cidadania e Ensino Superior. A partir dessa problemática foi estruturada a seguinte hipótese: é a formação dos professores e das professoras da educação básica que possibilitaria pensar na perspectiva da educação para a cidadania no espaço escolar e nas práticas educativas.UFRN2013-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421/3610Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Ana Maria Morais2013-10-24T00:06:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4421Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-10-24T00:06:15Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a cidadania e ensino superior |
title |
Educação para a cidadania e ensino superior |
spellingShingle |
Educação para a cidadania e ensino superior Costa, Ana Maria Morais |
title_short |
Educação para a cidadania e ensino superior |
title_full |
Educação para a cidadania e ensino superior |
title_fullStr |
Educação para a cidadania e ensino superior |
title_full_unstemmed |
Educação para a cidadania e ensino superior |
title_sort |
Educação para a cidadania e ensino superior |
author |
Costa, Ana Maria Morais |
author_facet |
Costa, Ana Maria Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Maria Morais |
description |
No recente estudo que realizamos durante o Mestrado em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN 2009 – 2011), no qual desenvolvemos a pesquisa sobre a educação para a cidadania na formação dos professores e das professoras da Educação Básica, buscamos responder a seguinte questão: O princípio da educação para a cidadania, da educação étnica e racial e de uma cultura de direitos humanos chegará ao estudante da educação básica, sem antes se fazer presente na formação do seu professor e da sua professora no ensino superior? Os resultados obtidos são parte da dissertação por nós defendida intitulada: Educação para a Cidadania e Ensino Superior. A partir dessa problemática foi estruturada a seguinte hipótese: é a formação dos professores e das professoras da educação básica que possibilitaria pensar na perspectiva da educação para a cidadania no espaço escolar e nas práticas educativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4421/3610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 9 (2011): EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138137260033 |