Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502 |
Resumo: | O texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship. |
id |
UFMT-3_bb8bd7d77d7d05c1cc5222cd6683819d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/502 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma educação superior que forme para a cidadania críticaPolítica educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.Educação SuperiorO texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50210.29286/rep.v17i35.502Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 471-4852238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502/428PAULA, Maria de Fátima deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/502Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
title |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
spellingShingle |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica PAULA, Maria de Fátima de Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica. Educação Superior |
title_short |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
title_full |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
title_fullStr |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
title_full_unstemmed |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
title_sort |
Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica |
author |
PAULA, Maria de Fátima de |
author_facet |
PAULA, Maria de Fátima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULA, Maria de Fátima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica. Educação Superior |
topic |
Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica. Educação Superior |
description |
O texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.For a higher education that form to the critical citizenshipAbstractThe text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502 10.29286/rep.v17i35.502 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v17i35.502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502/428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 471-485 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v17i35 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215086206976 |