EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 |
Resumo: | Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento. |
id |
UFRN-9_7f22fb52d1fd498be7ec0c5a562d09b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4626 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades...Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento.UFRN2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626/3784Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Lúcia Nunes2013-12-18T19:23:25Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4626Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-18T19:23:25Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... Pereira, Ana Lúcia Nunes |
title_short |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_full |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
title_sort |
EDUCAÇÃO POPULAR E TRABALHO: uma relação que aponta caminhos e outras possibilidades... |
author |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
author_facet |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lúcia Nunes |
description |
Discute-se a vigência de uma concepção de educação popular e os desafios que os tempos atuais nos apresentam, principalmente no que se refere ao trabalho, uma categoria fundante na constituição do ser social. Considera-se o trabalho enquanto uma práxis, como uma parte fundamental da ontologia do ser social. Aponta-se que, para a Educação Popular se recolocar no atual contexto social e se constituir enquanto projeto alternativo e contra-hegemônico, ela precisa rever seus princípios histórico--antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico, para que, a partir daí, possamos construir outras matrizes de pensamento, capazes de desvelar o silêncio causado pelas correntes hegemônicas do pensamento e fazer ressurgir uma nova história. Considera-se que a EP ainda é vigente na sociedade atual, contudo precisamos compreender que só retomará sua vigência e sentido na medida que recuperar o seu poder de reflexão, se recolocar no atual contexto como um projeto alternativo capaz de avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo do nosso processo histórico para que, a partir daí, possa construir outras matrizes de pensamento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4626/3784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138445541376 |