Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055 |
Resumo: | Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global. |
id |
UERJ-21_24e2b6f5caf4232dccb6c4c512266fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/49055 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4905510.12957/geouerj.1999.49055Geo UERJ; n. 5 (1999): Revista GeoUerj - Janeiro 1999; 671981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055/32767Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Maria Radaelli da2020-10-06T21:38:20Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/49055Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2020-10-06T21:38:20Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
title |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
spellingShingle |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... Silva, Ana Maria Radaelli da |
title_short |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
title_full |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
title_fullStr |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
title_full_unstemmed |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
title_sort |
Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los... |
author |
Silva, Ana Maria Radaelli da |
author_facet |
Silva, Ana Maria Radaelli da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Radaelli da |
description |
Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055 10.12957/geouerj.1999.49055 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.1999.49055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055/32767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 5 (1999): Revista GeoUerj - Janeiro 1999; 67 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317530144145408 |