Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Radaelli da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055
Resumo: Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global.
id UERJ-21_24e2b6f5caf4232dccb6c4c512266fec
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/49055
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4905510.12957/geouerj.1999.49055Geo UERJ; n. 5 (1999): Revista GeoUerj - Janeiro 1999; 671981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055/32767Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Maria Radaelli da2020-10-06T21:38:20Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/49055Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2020-10-06T21:38:20Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
title Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
spellingShingle Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
Silva, Ana Maria Radaelli da
title_short Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
title_full Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
title_fullStr Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
title_full_unstemmed Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
title_sort Caminhos para o conhecimento do mundo: considerando a possibilidade de apontá-los...
author Silva, Ana Maria Radaelli da
author_facet Silva, Ana Maria Radaelli da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Radaelli da
description Os novos tempos e as novas circunstâncias expõem com maior nitidez a fragilidade do trabalho pedagógico, da mesma forma que reclamam por propostas realmente capazes de operar transformações na e através da escola. Nesse texto, proponho que um caminho possível, através do ensino da Geografia, passa pela concepção de educação que reflete-se na postura do professor, enquanto sujeito promotor de esperanças, mediador do saber, sobre o qual está fortalecido teórica e metodologicamente; da prática de sala - não descontextualizada da prática social INTRODUÇÃO Csta é uma tarefa que não resultaráapenas da emergência de novos entendimentos, mas, principalmente, de um novo olhar sobre o que tenho entendido acerca de como conhecer o mundo numa perspectivanão exclusivamente geográfica, mas da educação em sentido mais amplo, considerandoque são caminhos de construção desse conhecimento, processo impregnado de subjetividades, compreendido como um dos vetores de uma pedagogia emancipadora.Com certeza é um olhar redimensionado em função das transformações do momento e dofora da escola - e no cotidiano da escola, lugar de construção social do saber, de gestação coletiva de decisões políticas e pedagógicas e de embate entre saber X poder. Enfim, a Geografia tem como contribuir para ingressar, viver ou sobreviver no próximo século, a partir da construção interativa de novos saberes para uma nova realidade, plural e global.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055
10.12957/geouerj.1999.49055
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.1999.49055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/49055/32767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Maria Radaelli da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 5 (1999): Revista GeoUerj - Janeiro 1999; 67
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317530144145408