Tornar-se Aluno(a) Indígena – Uma Etnografia de Uma Escola Guarani Mbya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marqui, Amanda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Conh, Clarice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4412
Resumo: Este projeto pretende analisar o tornar-se (“becoming/become”, Toren 2004) aluno(a) indígena, visando apontar o que significa ir à escola na perspectiva das crianças Guarani Mbya. A criança será aqui tomada como ator social ativo e produtor de cultura (Cohn 2005), e a escola será abordada como um espaço em que as crianças tornam-se alunos, como uma das práticas de autopoieses (“autopoietic”, Toren,1999), ou seja, de produção de significados sobre o seu mundo. Sendo assim, minha investigação pretende compreender como estas crianças produzem significados no contexto escolar e na condição de alunos indígenas, tomando a escola como um espaço de fronteira (Tassinari, 2001), em que se articulam os conhecimentos, o “modo de ser” Guarani Mbya e suas práticas de ensino e de aprendizagem com os conhecimentos e métodos pedagógicos escolares. Esta etnografia de uma escola Guarani Mbya irá contribuir para a compreensão dos significados atribuídos pelas crianças ao ir à escola, espaço onde se dão novas formas de construção de conhecimento - indígena e não-indígena – em novas relações, além daquelas realizadas nos próprios processos de aprendizagem guarani.
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