A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Michelle Pascoal
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Ana Kalina Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310
Resumo: O presente artigo procura fazer um estudo acerca da relação pós-modernaentre a cibercultura e os movimentos sociais. O objetivo do trabalho é analisar ofenômeno do ciberativismo, com base em um movimento de protesto ocorrido em Natal,Rio Grande do Norte, denominado Revolta do Busão. O trabalho investigativo procurouentender as novas relações políticas ativistas criadas com base na cibercultura; nessesentido, foram realizadas entrevistas com alguns participantes e militantes do movimentoem Natal. A Revolta do Busão foi um movimento de protesto que se organizou através dainternet, especificamente por meio do Facebook e encontrou nas redes o instrumentomobilizador para levar milhares de pessoas às ruas da cidade. Através de uma reflexãosobre a cibercultura e as novas realidades sociais, de um pequeno relato histórico sobreos movimentos sociais no país, destacando o surgimento do fenômeno do ciberativismo ea eclosão da Revolta do Busão, verifica-se um elemento transformador da cultura políticapor meio das redes informacionais e das tecnologias modernas, nas quais se apresentamnovas formas de fazer política e de atuação dos movimentos sociais no tempo presente.O estudo ainda tenta mostrar a importância das redes sociais como ferramentafacilitadora neste novo processo de comunicação global, que tem resultado nasmobilizações de protestos ocorridas pelo mundo, e, em particular, na cidade de Natal, RioGrande do Norte.
id UFRN-9_9d6cca0965b195298ae0c2a7b461306e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/5310
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAISO presente artigo procura fazer um estudo acerca da relação pós-modernaentre a cibercultura e os movimentos sociais. O objetivo do trabalho é analisar ofenômeno do ciberativismo, com base em um movimento de protesto ocorrido em Natal,Rio Grande do Norte, denominado Revolta do Busão. O trabalho investigativo procurouentender as novas relações políticas ativistas criadas com base na cibercultura; nessesentido, foram realizadas entrevistas com alguns participantes e militantes do movimentoem Natal. A Revolta do Busão foi um movimento de protesto que se organizou através dainternet, especificamente por meio do Facebook e encontrou nas redes o instrumentomobilizador para levar milhares de pessoas às ruas da cidade. Através de uma reflexãosobre a cibercultura e as novas realidades sociais, de um pequeno relato histórico sobreos movimentos sociais no país, destacando o surgimento do fenômeno do ciberativismo ea eclosão da Revolta do Busão, verifica-se um elemento transformador da cultura políticapor meio das redes informacionais e das tecnologias modernas, nas quais se apresentamnovas formas de fazer política e de atuação dos movimentos sociais no tempo presente.O estudo ainda tenta mostrar a importância das redes sociais como ferramentafacilitadora neste novo processo de comunicação global, que tem resultado nasmobilizações de protestos ocorridas pelo mundo, e, em particular, na cidade de Natal, RioGrande do Norte.UFRN2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310Revista Inter-Legere; n. 14 (2014): CIBERCULTURA1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310/4284Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Michelle PascoalSouza, Ana Kalina Araújo de2014-05-12T18:52:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/5310Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2014-05-12T18:52:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
title A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
spellingShingle A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Maia, Michelle Pascoal
title_short A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
title_full A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
title_fullStr A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
title_full_unstemmed A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
title_sort A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
author Maia, Michelle Pascoal
author_facet Maia, Michelle Pascoal
Souza, Ana Kalina Araújo de
author_role author
author2 Souza, Ana Kalina Araújo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Michelle Pascoal
Souza, Ana Kalina Araújo de
description O presente artigo procura fazer um estudo acerca da relação pós-modernaentre a cibercultura e os movimentos sociais. O objetivo do trabalho é analisar ofenômeno do ciberativismo, com base em um movimento de protesto ocorrido em Natal,Rio Grande do Norte, denominado Revolta do Busão. O trabalho investigativo procurouentender as novas relações políticas ativistas criadas com base na cibercultura; nessesentido, foram realizadas entrevistas com alguns participantes e militantes do movimentoem Natal. A Revolta do Busão foi um movimento de protesto que se organizou através dainternet, especificamente por meio do Facebook e encontrou nas redes o instrumentomobilizador para levar milhares de pessoas às ruas da cidade. Através de uma reflexãosobre a cibercultura e as novas realidades sociais, de um pequeno relato histórico sobreos movimentos sociais no país, destacando o surgimento do fenômeno do ciberativismo ea eclosão da Revolta do Busão, verifica-se um elemento transformador da cultura políticapor meio das redes informacionais e das tecnologias modernas, nas quais se apresentamnovas formas de fazer política e de atuação dos movimentos sociais no tempo presente.O estudo ainda tenta mostrar a importância das redes sociais como ferramentafacilitadora neste novo processo de comunicação global, que tem resultado nasmobilizações de protestos ocorridas pelo mundo, e, em particular, na cidade de Natal, RioGrande do Norte.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310/4284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 14 (2014): CIBERCULTURA
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138853437440