TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721 |
Resumo: | Realiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos. |
id |
UFRN-9_b8bb56b9ceb1a89c2ba7848d0a203c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4721 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formaçãoRealiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos.UFRN2013-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721/3873Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Rodrigo Viana2013-12-18T19:23:25Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4721Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-18T19:23:25Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
title |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
spellingShingle |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação Sales, Rodrigo Viana |
title_short |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
title_full |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
title_fullStr |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
title_full_unstemmed |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
title_sort |
TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação |
author |
Sales, Rodrigo Viana |
author_facet |
Sales, Rodrigo Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Rodrigo Viana |
description |
Realiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721/3873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138491678720 |