TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Rodrigo Viana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721
Resumo: Realiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos.
id UFRN-9_b8bb56b9ceb1a89c2ba7848d0a203c9d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4721
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formaçãoRealiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos.UFRN2013-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721/3873Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Rodrigo Viana2013-12-18T19:23:25Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4721Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-18T19:23:25Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
title TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
spellingShingle TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
Sales, Rodrigo Viana
title_short TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
title_full TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
title_fullStr TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
title_full_unstemmed TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
title_sort TECENDO A HISTÓRIA: reflexões sobre criança e espaço de formação
author Sales, Rodrigo Viana
author_facet Sales, Rodrigo Viana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Rodrigo Viana
description Realiza-se uma incursão pela história das relações entre o homem e o saber, buscando compreender como essa relação foi produto e produtora de uma sociedade, e que ligações históricas podemos fazer entre os distintos períodos e a nossa produção de conhecimento hoje, bem como discuto os diversos espaços que compuseram os processos de formação. Baseando-se essencialmente no livro “História da pedagogia” de Franco Cambi. Contudo, as observações sobre acontecimentos aqui tratados se delimitam a refletir sobre os espaços de formação majoritários: da criança e da sociedade, sendo assim, o texto privilegia a contextualização e reflexão dessas relações nos espaços formadores e assim, deixa a desejar em uma perspectiva essencialmente histórica, pois realiza saltos cronológicos acentuados e despreza fatos de importância relevante na distinção dos diferentes períodos. Com isto, a intenção é fazer uso da reflexão histórica como método de elucidação da relação homem e saber, que é dinâmica e inextricavelmente ligada a uma época e seus contextos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4721/3873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 8 (2011): O PÓS NA PÓS
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138491678720