League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56025 |
Resumo: | Este estudo examinou a implementação de estratégias de marketing de relacionamento no contexto do jogo League of Legends. A metodologia adotada seguiu uma abordagem exploratória e descritiva, buscando compreender as práticas e os efeitos percebidos pelos jogadores diante das estratégias implementadas pela Riot Games, a empresa responsável pelo jogo. A análise ressaltou a importância do marketing de relacionamento na gestão eficiente de clientes, especialmente no que se refere à fidelização. Os resultados, provenientes da análise do questionário, revelaram uma percepção positiva dos jogadores em relação à interação com as estratégias, reforçando a significância do marketing de relacionamento no cenário do entretenimento digital. Dessa forma, a pesquisa atingiu seu objetivo ao realizar essa análise e concluir que os insights sobre as preferências dos jogadores podem ser aplicados não apenas pela Riot, mas também por outras empresas. Isso enfatiza a importância do marketing de relacionamento na formulação de estratégias eficazes de engajamento e retenção de clientes, contribuindo para a usabilidade na fidelização a longo prazo. |
id |
UFRN_00d19d4272c3de29b8f2c67d1320d9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56025 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima Júnior, Francisco de Assis deSerafini, Paula GonçalvesOliveira, Edna Maria da Silva Medeiros dePignataro, Thelma2023-12-18T14:20:24Z2023-12-18T14:20:24Z2023-12-07LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games. Orientador: Thelma Pignataro. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56025Este estudo examinou a implementação de estratégias de marketing de relacionamento no contexto do jogo League of Legends. A metodologia adotada seguiu uma abordagem exploratória e descritiva, buscando compreender as práticas e os efeitos percebidos pelos jogadores diante das estratégias implementadas pela Riot Games, a empresa responsável pelo jogo. A análise ressaltou a importância do marketing de relacionamento na gestão eficiente de clientes, especialmente no que se refere à fidelização. Os resultados, provenientes da análise do questionário, revelaram uma percepção positiva dos jogadores em relação à interação com as estratégias, reforçando a significância do marketing de relacionamento no cenário do entretenimento digital. Dessa forma, a pesquisa atingiu seu objetivo ao realizar essa análise e concluir que os insights sobre as preferências dos jogadores podem ser aplicados não apenas pela Riot, mas também por outras empresas. Isso enfatiza a importância do marketing de relacionamento na formulação de estratégias eficazes de engajamento e retenção de clientes, contribuindo para a usabilidade na fidelização a longo prazo.This study examined the implementation of relationship marketing strategies in the context of the game League of Legends. The adopted methodology followed an exploratory and descriptive approach, seeking to understand the practices and effects perceived by players regarding the strategies implemented by Riot Games, the company responsible for the game. The analysis highlighted the importance of relationship marketing in efficient customer management, particularly in terms of loyalty. The results, derived from the questionnaire analysis, revealed a positive perception among players regarding interaction with the strategies, reinforcing the significance of relationship marketing in the digital entertainment landscape. Thus, the research achieved its goal of conducting this analysis and concluding that insights into player preferences can be applied not only by Riot but also by other companies. This emphasizes the importance of relationship marketing in formulating effective customer engagement and retention strategies, contributing to long-term usability in loyalty.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASLeague of LegendsFidelizaçãomarketing de relacionamentoRiot gamesLeague of LegendsLoyaltyrelationship marketingstrategiesRiot gamesLeague of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52ORIGINALLeagueOfLegendsAnáliseSobreInteraçãoJogadores_LimaJúnior_2023.pdfLeagueOfLegendsAnáliseSobreInteraçãoJogadores_LimaJúnior_2023.pdfapplication/pdf841224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/1/LeagueOfLegendsAn%c3%a1liseSobreIntera%c3%a7%c3%a3oJogadores_LimaJ%c3%banior_2023.pdf42ced685391c984e54ebe5bc9d7c9cf8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/560252023-12-18 11:20:24.253oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-18T14:20:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
title |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
spellingShingle |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games Lima Júnior, Francisco de Assis de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS League of Legends Fidelização marketing de relacionamento Riot games League of Legends Loyalty relationship marketing strategies Riot games |
title_short |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
title_full |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
title_fullStr |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
title_full_unstemmed |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
title_sort |
League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games |
author |
Lima Júnior, Francisco de Assis de |
author_facet |
Lima Júnior, Francisco de Assis de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Serafini, Paula Gonçalves |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Júnior, Francisco de Assis de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS League of Legends Fidelização marketing de relacionamento Riot games League of Legends Loyalty relationship marketing strategies Riot games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
League of Legends Fidelização marketing de relacionamento Riot games League of Legends Loyalty relationship marketing strategies Riot games |
description |
Este estudo examinou a implementação de estratégias de marketing de relacionamento no contexto do jogo League of Legends. A metodologia adotada seguiu uma abordagem exploratória e descritiva, buscando compreender as práticas e os efeitos percebidos pelos jogadores diante das estratégias implementadas pela Riot Games, a empresa responsável pelo jogo. A análise ressaltou a importância do marketing de relacionamento na gestão eficiente de clientes, especialmente no que se refere à fidelização. Os resultados, provenientes da análise do questionário, revelaram uma percepção positiva dos jogadores em relação à interação com as estratégias, reforçando a significância do marketing de relacionamento no cenário do entretenimento digital. Dessa forma, a pesquisa atingiu seu objetivo ao realizar essa análise e concluir que os insights sobre as preferências dos jogadores podem ser aplicados não apenas pela Riot, mas também por outras empresas. Isso enfatiza a importância do marketing de relacionamento na formulação de estratégias eficazes de engajamento e retenção de clientes, contribuindo para a usabilidade na fidelização a longo prazo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-18T14:20:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-18T14:20:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games. Orientador: Thelma Pignataro. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56025 |
identifier_str_mv |
LIMA JÚNIOR, Francisco de Assis de. League of Legends: uma análise sobre a interação dos jogadores com as estratégias de marketing de relacionamento e fidelização adotadas pela Riot Games. Orientador: Thelma Pignataro. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Administrativas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/1/LeagueOfLegendsAn%c3%a1liseSobreIntera%c3%a7%c3%a3oJogadores_LimaJ%c3%banior_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56025/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef 42ced685391c984e54ebe5bc9d7c9cf8 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832726494150656 |