O desenvolvimento do pensamento crítico na formação de estudantes de graduação em enfermagem mediante uma intervenção de ensino: estudo experimental randomizado
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23655 |
Resumo: | Pensar criticamente requer utilizar todo o conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem novos conhecimentos e saber direcioná-los para as situações de aplicação prática, com capacidade de avaliação única para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua, inclusive para a formação do enfermeiro. Espera-se que o enfermeiro seja capaz de desenvolver o pensamento crítico aplicado ao problema do momento, de forma que a assistência prestada ao paciente seja adequada, independente da situação que se apresenta e suas adversidades. Assim, vale questionar se uma estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapas Conceituais associada à resolução de estudos de casos clínicos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Dessa forma, este estudo objetivou analisar os níveis de Pensamento Crítico desenvolvidos em estudantes de graduação em Enfermagem mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais. Trata de um estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes/depois, realizado com estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior de distintas regiões brasileiras. O protocolo desta pesquisa foi aprovado em seus aspectos éticos e metodológicos pelo CEP/UFRN, conforme preconizado pela Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sob o Parecer número 752.501 e CAAE número 33917214.9.0000.5537. Como forma de alcançar o objetivo proposto e seguir o rigor metodológico do delineamento, foi elaborado um Curso de Extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia composto por aulas expositivas dialogadas e atividades práticas em laboratório de habilidades com duração de 60 horas; nesta etapa houve a aplicação de um instrumento validado e aplicado mundialmente, o California Critical Thinking Skills Test, complementada por um questionário com dados socioeconômicos. Os 77 participantes da pesquisa foram randomizados para o Grupo Controle (n=38) e Grupo Experimento (n=39), quando a intervenção do estudo consistiu na construção de quatro mapas conceituais por meio de uso do Software Cmap Tools®. Este estudo obteve dados de revisões sistemáticas de literatura que sugerem a Prática Baseada em Evidências como a estratégia de ensino que mais favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, avaliado por diferentes instrumentos de mensuração, com destaque para os California Critical Thinking Skills Tests. Após a análise dos testes foi identificada no pré-teste uma média de pontuação de pensamento crítico geral para o Grupo Controle de 15 (+/-3,5) e para Grupo Experimento de 14,1 (+/-3,7), já no pós-teste foram 14,6 (+/-3,9) e 14,1 (+/-3,4), respectivamente. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa para um p-valor de 0,05, de acordo com o teste-t. O Grupo Experimento continha um estudante que apresentou o Pensamento Crítico geral como Não Manifestado, e após a intervenção o valor melhorou minimamente para fraco, além de apresentar uma concentração aumentada no PC geral Moderado e Forte. Quanto às habilidades de pensamento crítico, houve um aumento significativo (p=0,022) para o desenvolvimento da habilidade de Avaliação para os estudantes do Grupo Experimento. O estudo sugere que a estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapa Conceitual seja útil no desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento crítico dos estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem. |
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23655Pensar criticamente requer utilizar todo o conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem novos conhecimentos e saber direcioná-los para as situações de aplicação prática, com capacidade de avaliação única para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua, inclusive para a formação do enfermeiro. Espera-se que o enfermeiro seja capaz de desenvolver o pensamento crítico aplicado ao problema do momento, de forma que a assistência prestada ao paciente seja adequada, independente da situação que se apresenta e suas adversidades. Assim, vale questionar se uma estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapas Conceituais associada à resolução de estudos de casos clínicos favorece o desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Dessa forma, este estudo objetivou analisar os níveis de Pensamento Crítico desenvolvidos em estudantes de graduação em Enfermagem mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais. Trata de um estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes/depois, realizado com estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior de distintas regiões brasileiras. O protocolo desta pesquisa foi aprovado em seus aspectos éticos e metodológicos pelo CEP/UFRN, conforme preconizado pela Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sob o Parecer número 752.501 e CAAE número 33917214.9.0000.5537. Como forma de alcançar o objetivo proposto e seguir o rigor metodológico do delineamento, foi elaborado um Curso de Extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia composto por aulas expositivas dialogadas e atividades práticas em laboratório de habilidades com duração de 60 horas; nesta etapa houve a aplicação de um instrumento validado e aplicado mundialmente, o California Critical Thinking Skills Test, complementada por um questionário com dados socioeconômicos. Os 77 participantes da pesquisa foram randomizados para o Grupo Controle (n=38) e Grupo Experimento (n=39), quando a intervenção do estudo consistiu na construção de quatro mapas conceituais por meio de uso do Software Cmap Tools®. Este estudo obteve dados de revisões sistemáticas de literatura que sugerem a Prática Baseada em Evidências como a estratégia de ensino que mais favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, avaliado por diferentes instrumentos de mensuração, com destaque para os California Critical Thinking Skills Tests. Após a análise dos testes foi identificada no pré-teste uma média de pontuação de pensamento crítico geral para o Grupo Controle de 15 (+/-3,5) e para Grupo Experimento de 14,1 (+/-3,7), já no pós-teste foram 14,6 (+/-3,9) e 14,1 (+/-3,4), respectivamente. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa para um p-valor de 0,05, de acordo com o teste-t. O Grupo Experimento continha um estudante que apresentou o Pensamento Crítico geral como Não Manifestado, e após a intervenção o valor melhorou minimamente para fraco, além de apresentar uma concentração aumentada no PC geral Moderado e Forte. Quanto às habilidades de pensamento crítico, houve um aumento significativo (p=0,022) para o desenvolvimento da habilidade de Avaliação para os estudantes do Grupo Experimento. O estudo sugere que a estratégia de ensino por meio da elaboração de Mapa Conceitual seja útil no desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento crítico dos estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem.Critical thinking requires the use of all the knowledge produced up to now, as well as searching for sources that feed new knowledge and know how to direct them to the situations of practical application, with a unique evaluation capacity for each case. This characterizes a great challenge for the courses that propose to develop such attributes, which lead to continuous training, including for the training of nurses. It is hoped that the nurse will be able to develop critical thinking applied to the problem of the moment, so that the care provided to the patient is adequate, regardless of the situation that presents itself and its adversities. Thus, it is worth questioning whether a teaching strategy through the elaboration of Conceptual Maps associated to the resolution of clinical case studies favors the development of critical thinking in undergraduate Nursing students. Thus, this study aimed to analyze the levels of Critical Thinking developed in undergraduate Nursing students through a teaching intervention using Conceptual Maps. It is an experimental, randomized, double-blind study with before / after design, carried out with undergraduate nursing students from two public higher education institutions in different Brazilian regions. The protocol of this research was approved in its ethical and methodological aspects by CEP / UFRN, as recommended by Resolution no. 466/12 of the National Health Council, under Opinion number 752.501 and CAAE number 33917214.9.0000.5537. As a way of achieving the proposed goal and following the methodological rigor of the design, an Extension Course on Advanced Life Support in Cardiology was elaborated, consisting of dialogic expository classes and practical lab activities of skills lasting 60 hours; The California Critical Thinking Skills Test, complemented by a questionnaire with socioeconomic data, was applied at this stage. The 77 participants in the study were randomized to the Control Group (n = 38) and Group Experiment (n = 39), when the study intervention consisted in the construction of four conceptual maps through the use of Cmap Tools® Software. This study obtained data from systematic reviews of literature that suggest evidence-based practice as the teaching strategy that most favors the development of critical thinking, as measured by different measurement instruments, with emphasis on the California Critical Thinking Skills Tests. After analyzing the tests, a mean critical thinking score for the Control Group of 15 (+/- 3.5) and for the Experiment Group of 14.1 (+/- 3.7) were identified in the pre-test, In the post-test were 14.6 (+/- 3.9) and 14.1 (+/- 3.4), respectively. No statistically significant difference was found for a p-value of 0.05, according to the t-test. The Experiment Group contained a student who presented General Critical Thinking as Unmanifested, and after the intervention the value improved minimally to weak, in addition to an increased concentration in the general Moderate and Strong PC. As for critical thinking skills, there was a significant increase (p = 0.022) for the development of the Assessment skill for students in the Experiment Group. The study suggests that the teaching strategy through the elaboration of Conceptual Map is useful in the development and improvement of the critical thinking of undergraduate Nursing students.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemEducação em enfermagemPensamentoTecnologia educacionalSuporte avançado de vidaAprendizagemO desenvolvimento do pensamento crítico na formação de estudantes de graduação em enfermagem mediante uma intervenção de ensino: estudo experimental randomizadoThe development of critical thinking in initial nursing education through an educational interventioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdfDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdfapplication/pdf1925734https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23655/1/DianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdff101759b0aea746a495520b653e8c5f3MD51TEXTDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.txtDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain195172https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23655/4/DianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.txtb6b0e91a29079ebc88ad5e4da49b91edMD54THUMBNAILDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.jpgDianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23655/5/DianaPaulaDeSouzaRegoPintoCarvalho_TESE.pdf.jpgaac6c397372e62aaae7272fd0051aaa0MD55123456789/236552017-11-04 18:45:02.905oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T21:45:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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