Modelo de formação acadêmica interdisciplinar: uma análise da estrutura curricular e metodológica no curso do BC&T/UFRN, na ótica dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Graziella Bezerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21524
Resumo: A presente dissertação teve como problema de análise: qual a percepção dos egressos do curso de BC&T/UFRN quanto à estrutura curricular e metodológica do modelo de formação acadêmica interdisciplinar? Para fundamentar a pesquisa, partiu-se da ideia de que a educação, a partir da década de 1970, sofreu diversas transformações intentando adequar-se à nova ordem hegemônica de produção capitalista e às mudanças políticas, paulatinamente, instauradas, de modo que pudesse contribuir para o fomento econômico e social dos países. Diante disso, percebeu-se que o Processo de Bolonha e o REUNI marcaram fortemente esse cenário, no âmbito internacional e nacional, respectivamente, promovendo um novo modelo de formação acadêmica de nível superior, intitulado de Bacharelados Interdisciplinares - BIs, os quais priorizam a adoção de um regime curricular mais flexível, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação centradas no aluno, a prática da interdisciplinaridade, a associação entre teoria e prática, entre outros. Com base nesse cenário, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: analisar a estrutura curricular e metodológica do modelo de formação interdisciplinar implementada pelo curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, na ótica do egresso. Quanto as aspectos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para obter as respostas relacionadas ao problema de análise e objetivos, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo foi de 352 egressos, estimou-se uma amostra para aplicação dos questionários de 50,2%, e, de 5 egressos para a realização das entrevistas. Para análise dos dados, além da aplicação da estatística descritiva, a qual auferiu as frequências relativas e acumuladas dos dados colhidos nos questionários, foi utilizado, também, as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2014). A dissertação teve como principais resultados: na percepção dos egressos em relação à estrutura curricular do BC&T, o curso tem buscado o desenvolvimento, pautando-se pelas orientações oficiais para os BIs, dispostas no documento Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e similares. O curso tem desenvolvido a flexibilidade curricular através de suas opções de formação interdisciplinar: geral, direcionada e para engenharias; e consolidando-se como um regime curricular de primeiro ciclo de formação acadêmica. Alguns problemas, entretanto, foram assinalados pelos egressos, especialmente a ausência das práticas interdisciplinares e a prática de uma metodologia excessivamente tradicional.
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Para fundamentar a pesquisa, partiu-se da ideia de que a educação, a partir da década de 1970, sofreu diversas transformações intentando adequar-se à nova ordem hegemônica de produção capitalista e às mudanças políticas, paulatinamente, instauradas, de modo que pudesse contribuir para o fomento econômico e social dos países. Diante disso, percebeu-se que o Processo de Bolonha e o REUNI marcaram fortemente esse cenário, no âmbito internacional e nacional, respectivamente, promovendo um novo modelo de formação acadêmica de nível superior, intitulado de Bacharelados Interdisciplinares - BIs, os quais priorizam a adoção de um regime curricular mais flexível, metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação centradas no aluno, a prática da interdisciplinaridade, a associação entre teoria e prática, entre outros. Com base nesse cenário, buscou-se alcançar o seguinte objetivo: analisar a estrutura curricular e metodológica do modelo de formação interdisciplinar implementada pelo curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFRN, na ótica do egresso. Quanto as aspectos metodológicos, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para obter as respostas relacionadas ao problema de análise e objetivos, fez-se uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Quanto ao seu delineamento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Considerando que a população em estudo foi de 352 egressos, estimou-se uma amostra para aplicação dos questionários de 50,2%, e, de 5 egressos para a realização das entrevistas. Para análise dos dados, além da aplicação da estatística descritiva, a qual auferiu as frequências relativas e acumuladas dos dados colhidos nos questionários, foi utilizado, também, as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2014). A dissertação teve como principais resultados: na percepção dos egressos em relação à estrutura curricular do BC&T, o curso tem buscado o desenvolvimento, pautando-se pelas orientações oficiais para os BIs, dispostas no documento Referenciais Orientadores para Bacharelados Interdisciplinares e similares. O curso tem desenvolvido a flexibilidade curricular através de suas opções de formação interdisciplinar: geral, direcionada e para engenharias; e consolidando-se como um regime curricular de primeiro ciclo de formação acadêmica. Alguns problemas, entretanto, foram assinalados pelos egressos, especialmente a ausência das práticas interdisciplinares e a prática de uma metodologia excessivamente tradicional.This research was to analysis problem: the perception of the course graduates BC & T / UFRN as the curriculum and methodological framework of the interdisciplinary academic model? To support research, it broke the idea that education, from the 1970s, has undergone several transformations adapt to the new hegemonic order of capitalist production and the political changes, gradually introduced, so that it could contribute for economic and social development of countries. Thus, it was noticed that the Bologna Process and the REUNI marked strongly this scenario, the international and national levels, respectively, promoting a new academic model of higher level, titled Bachelor degrees Interdisciplinary - IBs, which prioritize the adoption a more flexible curriculum system, teaching-learning methodologies and evaluation focused on the student, the practice of interdisciplinarity, the association between theory and practice, among others. That said, it sought to achieve the following overall goal: to analyze the curriculum and methodological framework of the interdisciplinary training model implemented by the course of Bachelor of Science and Technology of UFRN, from the viewpoint of egress. As for the analysis procedures, is a quantitative and qualitative research, because to get the answers related to problem analysis and objectives, we made use of the following data collection instruments: questionnaires and interviews. As for its design, it is a bibliographical research, documentary and field. Whereas the study population of 352 graduates, it estimated a sample to administer the questionnaires 50.2%, and 5 graduates for the interviews. To analyze the data, and the application of descriptive statistics, which earned the relative frequencies and cumulative data collected from the questionnaires was used also a sequence of activities, namely: reduction, categorization and interpretation of data (GIL, 2009). The dissertation highlighted as main results that the course has sought to develop the curriculum flexibility through their academic options: general, directed and engineering. However, from the viewpoint of egress, some problems have been reported, such as the absence of interdisciplinary practice and the practice of an overly traditional methodology.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO PÚBLICAGestão PúblicaEnsino superiorFlexibilidade curricularInterdisciplinaridadeMetodologiaModelo de formação acadêmica interdisciplinar: uma análise da estrutura curricular e metodológica no curso do BC&T/UFRN, na ótica dos egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdfGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdfapplication/pdf3370346https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21524/1/GraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdff0012571c4428348f64bd8b570f0d1b1MD51TEXTGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.txtGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21524/4/GraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.txtccb1f33f3e0b246baa6b52c13ae0119eMD54THUMBNAILGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.jpgGraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21524/5/GraziellaBezerraCavalcante_DISSERT.pdf.jpg1f6cfc7dc8821cee62eb6107249fb597MD55123456789/215242017-11-03 05:10:44.344oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21524Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T08:10:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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