Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932 |
Resumo: | O marketing de influência é uma abordagem atual utilizada por marcas e empresas por meio de influenciadores digitais para interagir, impactar e captar o público. Com a mudança de hábitos e preferências dos consumidores e a atenção do mercado de comunicação a este cenário, abre-se espaço para o surgimento de perfis de menor porte - os chamados Nano e Micro Influenciadores, ambos com representativo alcance e resultados. O presente trabalho busca compreender o processo de produção de conteúdo e de profissionalização da nano-influenciadora digital Blog da Soso. Para tanto, utiliza artigos, pesquisas e produções bibliográficas recentes sobre cultura digital e marketing de influência, além de tomar como base metodológica o relato de experiência. Conclusivamente, identifica-se como o perfil de nano influenciador torna-se eficaz diante do nicho em que se encaixa, contribuindo para a disseminação da mensagem publicitária e para a rentabilidade das marcas anunciantes. |
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Costa, Sofia OliveiraCarvalho, Breno da Silva2022-02-12T02:10:07Z2022-02-12T02:10:07Z2022-02-02COSTA, Sofia Oliveira. Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932O marketing de influência é uma abordagem atual utilizada por marcas e empresas por meio de influenciadores digitais para interagir, impactar e captar o público. Com a mudança de hábitos e preferências dos consumidores e a atenção do mercado de comunicação a este cenário, abre-se espaço para o surgimento de perfis de menor porte - os chamados Nano e Micro Influenciadores, ambos com representativo alcance e resultados. O presente trabalho busca compreender o processo de produção de conteúdo e de profissionalização da nano-influenciadora digital Blog da Soso. Para tanto, utiliza artigos, pesquisas e produções bibliográficas recentes sobre cultura digital e marketing de influência, além de tomar como base metodológica o relato de experiência. Conclusivamente, identifica-se como o perfil de nano influenciador torna-se eficaz diante do nicho em que se encaixa, contribuindo para a disseminação da mensagem publicitária e para a rentabilidade das marcas anunciantes.Influencer marketing is a current approach used by brands and companies through digital influencers to interact, impact, and capture the public. With changing habits and preferences of consumers and the attention of the communication market to this scenario, space has opened up for the emergence of smaller profiles - the so-called Nano and Micro Influencers, both with representative reach and results. The present work seeks to understand the process of content production and professionalization of the digital nano-influencer Blog da Soso. To this end, it uses articles, research, and recent bibliographic productions about digital culture and influencer marketing, besides taking as methodological basis the experience report. Conclusively, it identifies how the nano-influencer profile becomes effective in the niche in which it fits, contributing to the dissemination of the advertising message and to the profitability of the advertisers' brands.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialCultura digitalMarketing de influênciaBlog da sosoRelato de experiênciaMarketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Sosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdfMarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdfapplication/pdf1645065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/7/MarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdf9e776ff9d8adc12fd3e071198c5d093cMD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/8/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/9/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD59123456789/459322023-03-04 15:31:32.118oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-04T18:31:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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