Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932
Resumo: O marketing de influência é uma abordagem atual utilizada por marcas e empresas por meio de influenciadores digitais para interagir, impactar e captar o público. Com a mudança de hábitos e preferências dos consumidores e a atenção do mercado de comunicação a este cenário, abre-se espaço para o surgimento de perfis de menor porte - os chamados Nano e Micro Influenciadores, ambos com representativo alcance e resultados. O presente trabalho busca compreender o processo de produção de conteúdo e de profissionalização da nano-influenciadora digital Blog da Soso. Para tanto, utiliza artigos, pesquisas e produções bibliográficas recentes sobre cultura digital e marketing de influência, além de tomar como base metodológica o relato de experiência. Conclusivamente, identifica-se como o perfil de nano influenciador torna-se eficaz diante do nicho em que se encaixa, contribuindo para a disseminação da mensagem publicitária e para a rentabilidade das marcas anunciantes.
id UFRN_02b6c7f075484048eb395bfc63c56663
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45932
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Sofia OliveiraCarvalho, Breno da Silva2022-02-12T02:10:07Z2022-02-12T02:10:07Z2022-02-02COSTA, Sofia Oliveira. Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932O marketing de influência é uma abordagem atual utilizada por marcas e empresas por meio de influenciadores digitais para interagir, impactar e captar o público. Com a mudança de hábitos e preferências dos consumidores e a atenção do mercado de comunicação a este cenário, abre-se espaço para o surgimento de perfis de menor porte - os chamados Nano e Micro Influenciadores, ambos com representativo alcance e resultados. O presente trabalho busca compreender o processo de produção de conteúdo e de profissionalização da nano-influenciadora digital Blog da Soso. Para tanto, utiliza artigos, pesquisas e produções bibliográficas recentes sobre cultura digital e marketing de influência, além de tomar como base metodológica o relato de experiência. Conclusivamente, identifica-se como o perfil de nano influenciador torna-se eficaz diante do nicho em que se encaixa, contribuindo para a disseminação da mensagem publicitária e para a rentabilidade das marcas anunciantes.Influencer marketing is a current approach used by brands and companies through digital influencers to interact, impact, and capture the public. With changing habits and preferences of consumers and the attention of the communication market to this scenario, space has opened up for the emergence of smaller profiles - the so-called Nano and Micro Influencers, both with representative reach and results. The present work seeks to understand the process of content production and professionalization of the digital nano-influencer Blog da Soso. To this end, it uses articles, research, and recent bibliographic productions about digital culture and influencer marketing, besides taking as methodological basis the experience report. Conclusively, it identifies how the nano-influencer profile becomes effective in the niche in which it fits, contributing to the dissemination of the advertising message and to the profitability of the advertisers' brands.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialCultura digitalMarketing de influênciaBlog da sosoRelato de experiênciaMarketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Sosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdfMarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdfapplication/pdf1645065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/7/MarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdf9e776ff9d8adc12fd3e071198c5d093cMD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/8/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/9/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD59123456789/459322023-03-04 15:31:32.118oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-04T18:31:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
title Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
spellingShingle Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
Costa, Sofia Oliveira
Cultura digital
Marketing de influência
Blog da soso
Relato de experiência
title_short Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
title_full Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
title_fullStr Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
title_full_unstemmed Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
title_sort Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso
author Costa, Sofia Oliveira
author_facet Costa, Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sofia Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Marketing de influência
Blog da soso
Relato de experiência
topic Cultura digital
Marketing de influência
Blog da soso
Relato de experiência
description O marketing de influência é uma abordagem atual utilizada por marcas e empresas por meio de influenciadores digitais para interagir, impactar e captar o público. Com a mudança de hábitos e preferências dos consumidores e a atenção do mercado de comunicação a este cenário, abre-se espaço para o surgimento de perfis de menor porte - os chamados Nano e Micro Influenciadores, ambos com representativo alcance e resultados. O presente trabalho busca compreender o processo de produção de conteúdo e de profissionalização da nano-influenciadora digital Blog da Soso. Para tanto, utiliza artigos, pesquisas e produções bibliográficas recentes sobre cultura digital e marketing de influência, além de tomar como base metodológica o relato de experiência. Conclusivamente, identifica-se como o perfil de nano influenciador torna-se eficaz diante do nicho em que se encaixa, contribuindo para a disseminação da mensagem publicitária e para a rentabilidade das marcas anunciantes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-12T02:10:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-12T02:10:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Sofia Oliveira. Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932
identifier_str_mv COSTA, Sofia Oliveira. Marketing de influência e nano influeciadores: relato de experiência do blog da Soso. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/7/MarketingInfluenciaNano_Costa_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/8/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45932/9/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e776ff9d8adc12fd3e071198c5d093c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833071701098496